DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES DE REALIDADE AUMENTADA UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO VISUAL

Autores

  • Brunno Rodrigues Scandolieri UNOESTE
  • Robson Augusto Siscoutto FIPP/UNOESTE

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, FLARToolKit, Silverlight

Resumo

Uma das maiores dificuldades na popularização de aplicações de Realidade Aumentada está na complexidade do desenvolvimento dessas aplicações, por exigir, pelo menos, conhecimentos básicos em certos assuntos, como programação, linguagens de programação e ferramentas para desenvolvimento de sistemas. Diante disso, grande parte dos usuários não consegue criar suas aplicações de maneira rápida e intuitiva. Este artigo apresenta uma ferramenta de autoria que possibilita ao usuário, sem conhecimento de programação, desenvolver uma aplicação interativa de RA na Web utilizando programação visual, grafo de cena e widgets. Para o desenvolvimento foram utilizadas as ferramentas Visual Studio 2012, Silverlight 5.0, biblioteca Flartoolkit e Flash Develop.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Augusto Siscoutto, FIPP/UNOESTE

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1994), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Engenharia da Computação e Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor titular da Faculdade de Informatica de Presidente Prudente da Universidade do Oeste Paulista - Unoeste. Realiza suas pesquisas na área de Realidade Virtual e Aumentada, atuando principalmente nos seguintes temas: realidade virtual, Realidade Aumentada - Artoolkit e Flartoolkit, Redes de Computadores, Analise Orientado a Objetos. Publicou diversos artigos na área bem com escreveu diversos capitulos de livros.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Scandolieri, B. R., & Siscoutto, R. A. (2014). DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES DE REALIDADE AUMENTADA UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO VISUAL. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 6(2), 36–54. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1090

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)