AVALIAÇÃO DO PERFIL LIPÍDICO E HEPÁTICO DE RATOS WISTAR ALIMENTADOS COM DIETA HIPERCALÓRICA E SUPLEMENTADOS COM BIXINA

Autores

  • Patrícia Ferreira da Silva UNOESTE
  • Leandro Lopes Haidamus UNOESTE
  • Wanderson Luís de Carvalho UNESP

Palavras-chave:

bixina, carotenoide, dislipidemias, histopatologia, lipídios, fígado

Resumo

A dieta hipercalórica é uma importante indutora de dislipidemias, que pode provocar danos à saúde, especialmente ao fígado. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de testar a bixina, um carotenoide presente nas sementes do Urucum (Bixa orellana L.), verificando os seus eventuais efeitos sob o metabolismo lipídico e hepático em ratos machos Wistar suplementados com adição de gordura vegetal hidrogenada. Foram utilizados 15 animais, divididos aleatoriamente nos grupos controle (GC), grupo hipercalórico (GH) e grupo hipercalórico com adição de bixina (GH+B) com cinco animais cada, recebendo alimentação ad libtum pelo período de 25 dias. A dieta com bixina promoveu manutenção do peso, diminuição dos níveis da enzima ALT, diminuição dos níveis de triglicerídeos e aumento de HDL-c. Ainda, a histopatologia hepática evidenciou diminuição da degeneração gordurosa, infiltrado inflamatório e lesão celular.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Ferreira da Silva, UNOESTE
    Biomédica pela Universidade do Oeste Paulista e pós-graduanda em Vigilância Epidemiológica em Saúde Pública pelo Instituto Adolfo Lutz.
  • Leandro Lopes Haidamus, UNOESTE
    Docente da Universidade do Oeste Paulista: Departamento de Ciências Funcionais- Bioquímica.
  • Wanderson Luís de Carvalho, UNESP
    Assistente de Suporte Acadêmico II da Universidade Estadual Paulista, Campus de Dracena: Curso de Zootecnia - Bromatologia.

Downloads

Publicado

2018-08-23

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

AVALIAÇÃO DO PERFIL LIPÍDICO E HEPÁTICO DE RATOS WISTAR ALIMENTADOS COM DIETA HIPERCALÓRICA E SUPLEMENTADOS COM BIXINA. (2018). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 10(2), 13-23. https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/2054

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)