ASSOCIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL COM MARCADORES DE ANEMIA FERROPRIVA EM PRÉ-ESCOLARES ATENDIDOS EM UMA ESF DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP
Resumo
A deficiência de ferro é o motivo de 50% dos casos de anemia, estando relacionada a uma dieta desequilibrada e a má absorção de nutrientes, atingindo principalmente crianças. O objetivo do presente trabalho foi relacionar as medidas antropométricas e marcadores de anemia ferropriva em crianças atendidas em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF). Foram coletadas informações nos prontuários sobre o aleitamento materno, indicadores bioquímicos de anemia e medidas antropométricas recentes. Foram estabelecidas análises de correlação entre as medidas antropométricas e os valores do hemograma, considerando-se nível de significância estatística de 5% (p< 0,05). Os resultados demonstram que 27,27% encontram-se em quadro de anemia, sendo que apenas 19,69% das 66 crianças tinham exames de ferro e ferritina. Não houve correlação entre IMC e os resultados de Hb e Ht. Conclui-se que a prevalência de anemia ferropriva, identificada pelos valores de Hb foi baixa. Contudo, nota-se elevada ocorrência de suplementação profilática sem indicação com sulfato ferroso, elevando o risco de suplementação excessiva de ferro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.