TREINAMENTO COMBINADO DE SPRINTS E AGACHAMENTO MELHORA A MODULAÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA DE JOVENS SAUDÁVEIS
Resumo
Estudos demonstram efeitos benéficos do treinamento físico sobre a modulação autonômica cardíaca. O treinamento combinado, caracterizado por diferentes estímulos em uma mesma sessão, tem sido bem utilizado devido seus benefícios sobre a performance. O objetivo do estudo foi avaliar a modulação autonômica cardíaca por meio da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) de jovens após um treinamento combinado. 38 jovens saudáveis realizaram seis semanas de treinamento combinado de sprints e agachamento. A VFC foi avaliada em repouso no início e ao final do treinamento completo. Os índices RMSSD (root mean square of sucessive differences / raiz quadrada média das diferenças sucessivas de intervalos RR) e SDNN (standard deviation of RR intervals / desvio padrão dos intervalos RR) apresentaram aumento estatisticamente significante após o treinamento (p=0,016; ES=0,410; p≤0,001; ES=0,647, respectivamente). Portanto, conclui-se que o treinamento combinado de seis semanas foi eficaz para melhora da modulação autonômica cardíaca, avaliada por meio da VFC.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.