A ESCASSEZ DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Leonardo Alves de Melo Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Josélia Galiciano Pedro UNOESTE

Palavras-chave:

Educação Financeira, Sistema Financeiro, Sistema Educacional Brasileiro

Resumo

A atual conjuntura econômica está exigindo cada vez mais que os indivíduos tenham conhecimentos e habilidades financeiras para manterem-se estáveis financeiramente, porém em contrapartida, atualmente duas em cada três pessoas no mundo são consideradas analfabetos financeiros, ou seja, enquanto o cenário exige cada vez mais das pessoas, estas têm chegado à fase adulta sem os conhecimentos básicos necessários, e no Brasil isso não é diferente. Neste contexto é notável a necessidade de inserção do ensino financeiro no sistema educacional, a fim de que, trabalhando este tema com os indivíduos desde a infância, tenha-se no futuro, adultos mais bem preparados. O objetivo geral do projeto de pesquisa foi realizar uma abordagem sobre educação financeira nos níveis básico, médio e superior, pois no Brasil, bem como no mundo, os índices de educação financeira refletem uma realidade onde a maioria dos indivíduos não possui controle de suas finanças. A metodologia foi pautada na pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e a coleta de dados foi através da base de dados Scientific Periodicals Electronic Library - SPELL. Por fim, o estudo identificou que para mudar a realidade do Brasil no que diz respeito aos índices de educação financeira deve-se inserir a temática na grade curricular de escolas e faculdades e trabalhar o assunto com todas as camadas da população, ou seja, jovens e adultos.

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Publicado

2024-02-29

Edição

Seção

Dossiê: Estudos Organizacionais: Desafios Contemporâneos de Gestão

Como Citar

A ESCASSEZ DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. (2024). Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 7(1), e234845. https://journal.unoeste.br/index.php/cs/article/view/4845

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