O CONCEITO DE ESTADO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Estado; Sociologia; Livro didático; PNLD.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as formas como o Estado é retratado nos livros didáticos de Sociologia para o ensino médio. Busca-se, mais especificamente, examinar se o Estado aparece como conteúdo sociológico nos livros didáticos e, em caso positivo, identifica-se os significados que lhe são atribuídos; investiga-se se os livros realizam recortes conceituais fundamentados em autores ou fazem referência a uma corrente ou sistema teórico específico; identifica temas e conceitos relacionados à noção de Estado; verifica-se se existem diferentes tratamentos nos livros ou se há um consenso quanto às definições conceituais e autores citados. A pesquisa foi desenvolvida com base em metodologia qualitativa e emprega a técnica de Análise de Conteúdo categorial de Bardin. Utiliza como fonte documental de análise cinco dos seis livros didáticos de Sociologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático de 2015: 1) Sociologia para o ensino médio, 2) Tempos modernos, tempos de Sociologia, 3) Sociologia hoje, 4) Sociologia para jovens no século XXI e 5) Sociologia. Conclui-se que o conceito de Estado está presente em todos os livros didáticos examinados. Cada livro apresenta intepretações diversas, com predomínio das definições de dois dos clássicos do pensamento sociológico, a saber, Marx e Weber. Conceitos como cidadania, poder e classe social aparecem relacionados ao conceito de Estado na maioria dos livros.