Tarefas de casa: reprodução ou construção do conhecimento escolar ?

Autores/as

  • Andréia Cristiane Silva Wiezzel Unoeste

Resumen

A presente dissertação investiga a prática da tarefa de casa no interior do processo educativo, em salas das quatro primeiras séries do ensino fundamental. Tendo como referencial a noção de aprendizagem significativa, proposta e desenvolvida por David Ausubel, analisa se a tarefa de casa teria alguma contribuição no sentido de proporcionar tal aprendizagem ao aluno, ou se está vinculada a apenas uma aprendizagem mecânica. O estudo considerou pontos de vista dos três segmentos diretamente envolvidos na problemática: pais, alunos e professores, sob forma de entrevista. A partir desses dados e também de observações sistemáticas em salas de aula foram analisados, dentre outros aspectos, as finalidades da tarefa de casa, tipos e quantidade. Os dados mostraram a necessidade de esclarecimento aos professores sobre o assunto, o que não tem ocorrido em cursos de formação de professores a na própria literatura educacional.

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Publicado

2005-02-22

Cómo citar

Tarefas de casa: reprodução ou construção do conhecimento escolar ?. (2005). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 1(1), 89-100. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/187