Ciência, educação e a possibilidade de novas utopias

Authors

  • Adriano Rodrigues Ruiz Unoeste

Abstract

Neste artigo, apontamos o determinismo científico da modernidade como uma das referências para a perenidade do espírito da educação escolar. A confiança de estarmos em um mundo regular e previsível favoreceu o aniquilamento do respeito à individualidade e fez germinar uma pedagogia da repetição e da tutela. A revolução científica que estamos vivendo, ao abandonar os modelos simplificados, traz como novidade o fim das certezas. Esse é o limiar de uma era em que os sujeitos precisam aprimorar suas ferramentas intelectuais para os embates cotidianos, por isso abrem-se horizontes para novas utopias educacionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2005-02-22

How to Cite

Ciência, educação e a possibilidade de novas utopias. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 101–108, 2005. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/188. Acesso em: 20 apr. 2025.