ANÁLISE ESTATÍSTICA DA MOVIMENTAÇÃO NO PORTO DE PRESIDENTE EPITÁCIO

Autores

  • Luís Roberto Almeida Gabriel Filho CET/UNESP
  • Camila Pires Cremasco FATEC/Presidente Prudente
  • Rodrigo de Oliveira Souza FCT/UNESP

Resumo

Os sistemas de transporte podem contribuir para o desenvolvimento do país, pois impulsionam o crescimento do PIB. No Brasil o transporte hidroviário é pouco utilizado para a movimentação de produtos, no mercado interno, se destacando somente para escoamento de mercadorias para os mercados externos. A modalidade de transporte hidroviário é indicada para movimentação de cargas a granéis, além de possuir a capacidade de se movimentar grandes quantidades. O Brasil possui uma grande quantidade de portos e terminais, mais somente alguns são utilizados durante o ano, o porto de Presidente Epitácio já foi muito utilizado como rota de transporte de produtos agrícolas, no entanto, apresentou um declínio na sua utilização nos últimos anos, mesmo se mostrando uma ótima opção. A pesquisa teve como proposta analisar as vantagens da modalidade hidroviária, assim como a utilização do terminal portuário de Presidente Epitácio, identificando os gargalos que ocasionam o atual baixo fluxo de cargas. A análise de campo concluiu que a movimentação de carga é pequena, se comparada com sua capacidade de movimentação. Um dos motivos da sua baixa participação no transporte nacional ocorre pela preferência do modal rodoviário, e pelo fato da ferrovia estar paralisada, mais que provavelmente ainda 2009 será reativada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luís Roberto Almeida Gabriel Filho, CET/UNESP
    Docente do curso de Administração (CET/UNESP), Docente do curso de Pós-Graduação em Agronomia/Irrigação e Drenagem (FCA/UNESP), Licenciado em Matemática (FCT/UNESP), Mestre em Matemática Pura (ICMC/USP) e Doutor em Agronomia/Energia na Agricultura (FCA/UNESP)
  • Camila Pires Cremasco, FATEC/Presidente Prudente
    Docente do curso de Tecnologia no Agronegócio (FATEC/Presidente Prudente), Licenciada em Matemática (FCT/UNESP), Mestre em Matemática Pura (DM/UFSCAR) e Doutora em Agronomia/Energia na Agricultura (FCA/UNESP).
  • Rodrigo de Oliveira Souza, FCT/UNESP
    Bacharel em Logística para o agronegócio (FATEC/Presidente Prudente) e Mestrando em Matemática Aplicada e Computacional (FCT/UNESP)

Downloads

Publicado

2010-08-12

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

ANÁLISE ESTATÍSTICA DA MOVIMENTAÇÃO NO PORTO DE PRESIDENTE EPITÁCIO. (2010). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 1(1), 56-63. https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/308

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)