EASY ASSISTANT: UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CHATBOTS DE DOMÍNIO ESPECÍFICO

Autores

  • Alexandre Moreira Universidade do Oeste Paulista https://orcid.org/0000-0002-1337-4883
  • Mário Augusto Pazoti Universidade do Oeste Paulista
  • Robson Augusto Siscoutto Universidade do Oeste Paulista

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Agentes Virtuais, Agentes Inteligentes

Resumo

Sistemas inteligentes estão ligados principalmente ao ato de trazer cada vez mais suporte às pessoas. Atualmente nota-se o uso crescente de elementos relacionados à capacidade de aprendizado de máquinas, ou seja, Inteligência Artificial (IA). Em IA, destacam-se os chatbots, agentes personalizados e virtuais com certo nível emocional e cognitivo, normalmente presentes em sistemas colaborativos, sociais ou de aprendizagem, a fim de oferecer algum serviço com interação persistente e fortemente relacional aos usuários. Desenvolver tal agente não é trivial pois deve fornecer uma comunicação consistente e imersiva, aplicando várias técnicas complexas de processamento, compreensão e geração de linguagem natural, bem como, classificação de entidades, objetivos, auto-recuperação para evitar inconsistências de conversa e perda de contexto, dentre outros. Diante disso, este trabalho apresenta uma ferramenta web que permite ao usuário desenvolver, treinar e personalizar seu agente virtual de chatbot. Este agente faz uso de dois modelos de treinamento e obtenção de respostas baseado nos modelos de recuperação e generativo, construídos sob redes neurais que manipulam uma base de dados definida pelo usuário. A ferramenta foi testada e avaliada visando qualificar sua acurácia, a qual demonstrou atingir seus objetivos, bem como, permitir a criação de um chatbot personalizado.

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Publicado

2022-02-09

Como Citar

EASY ASSISTANT: UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CHATBOTS DE DOMÍNIO ESPECÍFICO. (2022). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 13(3), 48-58. https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/4105

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