ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MURO DE CONTENÇÃO DO TIPO SOLO PNEU E GABIÃO
Palavras-chave:
descarte; pneu; muro de contenção; economia; sustentabilidade.Resumo
Com o uso diário de milhares de pneus na indústria automotiva para o transporte tanto de cargas quanto de pessoas, o Brasil descartou cerca de 90 milhões de pneus em 2019, sendo que destes, somente 4 milhões são descartados de forma adequada (SEST SENAT, 2019). O país se dispôs em nível crítico na questão de descarte dos pneus perante a Resolução do CONAMA n°.416/2002. Na engenharia civil, o pneu usado é reutilizado como material para construção de muros de arrimo do tipo solo pneu. O seguinte trabalho consiste em comparar o muro de arrimo do tipo gabião, com o constituído de solo e pneu, através de revisão bibliográfica e dimensionamento de um muro de arrimo solo pneu onde já existe um do tipo gabião, almejando resistência adequada. De acordo com os resultados obtidos, o muro de solo pneu supre as necessidades de conter o aterro, visto que as verificações globais são satisfatórias. Todavia, é vantajoso o emprego do muro de arrimo solo pneu, já que representa significativa economia e características sustentáveis.
Downloads
Referências
ANIP - Associação Nacional de Indústrias de Pneumáticos, 2017. Disponível em: <http://anip.com.br>. Acesso: 26 de Fevereiro de 2019.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT) - NBR 11682/2009. Estabilidade de Encostas. Rio do Janeiro, 2009. Disponível em: <https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=51490>. Acesso em: 25 de Junho de 2019.
AGOSTINI, R; BIZZARRI, A; MASETTI, M. Estruturas Flexíveis para Obras Fluviais. 1. Ed. Bolonha: Maccaferri Gabiões do Brasil LTDA., 1981.
CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução CONAMA nº. 416, de 21 de março de 2002. Resoluções. Disponível em http://www.mma.gov.br. Acesso em 26 de Fevereiro de 2019.
GERSCOVICH, D. M. S.; DANZIGER, B. R.; SARAMAGO,R.. Contenções: teoria e aplicações em obras. São Paulo: Oficina de Textos, 2016.
GOMES, M. Entrevista. “Informação Sobre Descarte de Pneus Inservíveis”. Os Autores. 26 de Agosto de 2019. Prefeitura Municipal de Junquerópolis, São Paulo.
JANISSEK, P. R. ; COSTA, B.J.; HEISE, H. M.; PENTEADO, R. A.. Workshop Internacional: COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS - Nossa fonte renovável de energia para o futuro. 2008.
LUIZ, B. J.. Projeto Geotécnico de uma Estrutura de Contenção em Concreto. 124p. Projeto de Graduação - Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Agosto, 2014.
MEDEIROS V. L.; SAYÃO, A. S. F. J.; GERSCOVICH, D. M. S.; SIEIRA, A. C. C. F.. Reuso de Pneus em Geotecnia. Seminário Nacional sobre Reuso/Reciclagem de Resíduos Sólidos Industriais, Fiesp/Ciesp, São Paulo: 2000.
MOLITERNO, A.. Caderno de Muros de Arrimo. 1. ed. São Paulo: Editora Edgard Blucher LTDA, 1980.
PEREIRA, C.. Muro de Arrimo: O que é e Principais Tipos. Escola Engenharia, 2016. Disponível em: <https://www.escolaengenharia.com.br/muro-de-arrimo/>. Acesso em: 25 de junho de 2019.
RODRIGUES, C. P. R.; CARDOSO, G. L. A.; Estudo e Dimensionamento Sobre Muro de Contenção por Gravidade de Solo Pneu. 2018. 75f. Iniciação científica – Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente.
SEST SENAT. Cerca de 450 mil Toneladas de Pneus são Descartados por Ano no Brasil. 2019. Disponível em: https://www.sestsenat.org.br/imprensa/noticia/cerca-de-450-mil-toneladas-de-pneus-sao-descartados-por-ano-no-brasil. Acesso em: 14 de setembro de 2020.
SIEIRA, A. C. C. F.. Análise do Comportamento de Um Muro de Contenção Utilizando Pneus. 2001. Publicação Acadêmica – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SINAPI. Downloads. Disponível em: <http://www.caixa.gov.br/site/paginas/downloads.aspx#categoria_754>. Acesso em: 28 de agosto de 2019.
SOUZA, A. N. de. Estudo e Dimensionamento Sobre Muro de Contenção por Gravidade de Solo Pneu. 2002. 121f. Dissertação de mestrado – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.