PROGRAMA CAPACITAÇÃO RURAL – SEBRAE/SP: METODOLOGIA, APLICAÇÃO E PESQUISA DE OPINIÃO COM OS PARTICIPANTES
Keywords:
administração rural, agropecuária, comercialização agrícola, estatística multivariada, produtor ruralAbstract
No meio rural, as atividades de difusão de tecnologias têm a finalidade de prover os produtores com conhecimentos que possam: adaptar, transformar ou maximizar os fatores de produção encontrados nas propriedades rurais, geralmente, com a finalidade de melhorar as condições de vida dessas pessoas. Neste sentido, o SEBRAE/SP oferece um programa destinado à capacitação gerencial de produtores rurais que possui metodologia diferenciada, contribuindo para a profissionalização na gestão das propriedades rurais. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma pesquisa exploratória sobre o Programa Capacitação Rural – SEBRAE/SP que permitisse analisar e compreender sua metodologia, as diferentes formas de aplicação e avaliar a opinião dos participantes sobre a ação de capacitação. Para tal, foram utilizadas combinações de técnicas de análise qualitativa e quantitativa (análise estatística multivariada) a partir de entrevistas com instrutores do programa e aplicação de questionários aos participantes. Os resultados indicaram que o programa lida diretamente com a mudança de comportamentos, atitudes e valores pessoais de seus participantes em busca da valorização do produtor rural, e da necessidade de visão empresarial na condução das atividades agropecuárias. A pesquisa de opinião mostrou níveis de aprovação elevados em grande parte das variáveis analisadas, com destaque para o conteúdo abordado no programa, as atividades realizadas em grupos e o nível de satisfação dos participantes.Downloads
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Published
2012-02-24
Issue
Section
Artigos
How to Cite
PROGRAMA CAPACITAÇÃO RURAL – SEBRAE/SP: METODOLOGIA, APLICAÇÃO E PESQUISA DE OPINIÃO COM OS PARTICIPANTES. (2012). Colloquium Agrariae. ISSN: 1809-8215, 7(1), 24-40. https://journal.unoeste.br/index.php/ca/article/view/406