AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS HEMIPARÉTICAS ESPÁSTICAS ANTES E APÓS INTERVENÇÃO

Autores

  • Fabiana Araújo Silva
  • Mileide Cristina Stoco de Oliveira Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Augusto Cesinando de Carvalho
  • Lúcia Martins Barbatto
  • Nayara Galvão Oliveira
  • Tânia Cristina Bofi

Palavras-chave:

Paralisia Cerebral, Desempenho Psicomotor, Modalidades da Fisioterapia

Resumo

A paralisia cerebral pode acarretar deficiências neuromotores e limitações no desempenho das áreas neuropsicomotoras. Podendo interferir na interação da criança com o meio, influenciando na a aquisição e no desempenho dos marcos motores básicos e atividades de vida diária. O estudo objetivou avaliar o desempenho motor de crianças com diagnóstico de Paralisia Cerebral do tipo hemiparéticas espásticas antes e após a intervenção da psicomotricidade. Participaram do estudo oito crianças do sexo masculino com média idade cronológica de 90±18 meses. Os instrumentos utilizados para avaliação foram a Escala de Desenvolvimento Motor e o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa. Os participantes avaliados foram classificados como nível I de acordo com a GMFCS. A média da idade motora geral antes da intervenção era 50±16 meses e após a intervenção 64±16 meses. Os resultados do estudo permitiram analisar os déficits psicomotores dessa população. Evidenciou a viabilidade da avaliação para o planejamento dos programas de intervenção e a importância da psicomotricidade como proposta terapêutica para a população estudada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2015-06-17

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS HEMIPARÉTICAS ESPÁSTICAS ANTES E APÓS INTERVENÇÃO. (2015). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 7(1), 46-52. https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1262

Artigos Semelhantes

1-10 de 329

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>