TUMOR FILÓIDE MALIGNO: UMA NEOPLASIA MAMÁRIA RARA E AGRESSIVA
Resumo
O Tumor Filóide (TF) da mama é uma neoplasia incomum que consistem em um tumor fibroepitelial, circunscrito, com estrutura foliácea, formado por tecido epitelial e conjuntivo. Frequentemente acomete mulheres com idade entre 40-50 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os TF apresentam três formas – benigno, borderline e maligno. O tratamento é cirúrgico. Os efeitos da radioterapia e quimioterapia adjuvante ainda são incertos. Este trabalho relata o caso de uma paciente de 54 anos, feminino, admitida em ambulatório de especialidades, com a presença de tumoração na mama esquerda há cerca de 6 anos, sem ter procurado nenhum atendimento anteriormente. Foi submetida à mastectomia esquerda em hospital terciário. Após o procedimento, a análise anatomopatológica revelou tumor filóide maligno. Na reavaliação, apresentou cicatriz cirúrgica com bom aspecto e encontra-se em acompanhamento com a oncologia clínica e fisioterapia motora. Este estudo também contempla revisão da literatura desta patologia mamária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.