AVALIAÇÃO DA POSTURA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ATITUDES E HÁBITOS CORPORAIS POSITIVOS E ALTA PREVALÊNCIA DE ALTERAÇÕES POSTURAIS
Resumo
A escola é considerada um espaço potencial para o desenvolvimento do cuidado à saúde. O Fisioterapeuta pode participar de ações de saúde no contexto em questão, principalmente em adoção de hábitos posturais, iniciando com a avaliação de alterações posturais. Este estudo objetivou a avaliação postural de escolares de Ensino Fundamental do município de Presidente Prudente. A metodologia constou da elaboração de Ficha de Avaliação Postural contendo dados individuais; questionários de hábitos corporais e atitudes posturais e avaliação postural estática. Os resultados foram 42 crianças avaliadas; idade média de 9,8 ± 0,9 anos; grupo ativo fisicamente; boa percepção postural durante as atividades cotidianas e alta prevalência de alterações posturais, principalmente nos segmentos cabeça, ombros e coluna lombar. Concluímos que escolares de Ensino Fundamental possuem bons hábitos corporais e posturais, além de grande prevalência de algias e alterações posturais. Esses aspectos reforçam a necessidade de intervenção fisioterapêutica precoce.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.