AVALIAÇÃO DA POSTURA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ATITUDES E HÁBITOS CORPORAIS POSITIVOS E ALTA PREVALÊNCIA DE ALTERAÇÕES POSTURAIS

Autores

  • Maressa Lopes Menezes
  • Júlia Maia Viudes Agostinho Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Dyenifer Fernandes de Oliveira Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Nathália Serafim da Silva Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Ana Lúcia de Jesus Almeida Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Renilton José Pizzol Universidade Estadual Paulista – UNESP

Resumo

A escola é considerada um espaço potencial para o desenvolvimento do cuidado à saúde. O Fisioterapeuta pode participar de ações de saúde no contexto em questão, principalmente em adoção de hábitos posturais, iniciando com a avaliação de alterações posturais. Este estudo objetivou a avaliação postural de escolares de Ensino Fundamental do município de Presidente Prudente. A metodologia constou da elaboração de Ficha de Avaliação Postural contendo dados individuais; questionários de hábitos corporais e atitudes posturais e avaliação postural estática. Os resultados foram 42 crianças avaliadas; idade média de 9,8 ± 0,9 anos; grupo ativo fisicamente; boa percepção postural durante as atividades cotidianas e alta prevalência de alterações posturais, principalmente nos segmentos cabeça, ombros e coluna lombar. Concluímos que escolares de Ensino Fundamental possuem bons hábitos corporais e posturais, além de grande prevalência de algias e alterações posturais. Esses aspectos reforçam a necessidade de intervenção fisioterapêutica precoce. 

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Publicado

2019-03-14

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

AVALIAÇÃO DA POSTURA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ATITUDES E HÁBITOS CORPORAIS POSITIVOS E ALTA PREVALÊNCIA DE ALTERAÇÕES POSTURAIS. (2019). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 10(3), 21-26. https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/2838

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