INTERVENÇÕES FARMACÊUTICAS E SUA IMPORTÂNCIA NA SEGURANÇA DO PACIENTE HOSPITALIZADO
Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar as intervenções farmacêuticas realizadas durante a análise das prescrições médicas e a representatividade do profissional farmacêutico na prevenção de erros relacionados a medicamentos. Os dados foram coletadas a partir dos registros farmacêuticos disponíveis na tabela de Intervenções e Atuações do Farmacêutico Clínico, utilizada na rotina do farmacêutico clíni¬co na instituição e elaborada para este fim, sendo referentes a um período de 8 meses. Foram analisadas as variáveis: posologia, via de administração, forma farmacêutica, medicamento inapropriado, inconsistências na dose prescrita e exames de glicemia desnecessários. Os resultados apresentados foram tabulados utilizando o Microsoft Office Excel® 2007 e apresentados em gráficos. Foram notificadas 933 intervenções durante o período, sendo 263 referentes à posologia, 139 a via de administração, 47 a forma farmacêutica, 116 a medicamento inapropriado, 310 a dose e 58 a exames de glicemia desnecessários, demonstrando a importância do farmacêutico clínico na prevenção de erros relacionados a medicamentos. A segurança do paciente depende da participação ativa do farmacêutico, pois fica evidente que estes contribuíram muito na minimização de danos que poderiam colocar em risco a vida dos pacientes internados ou aumentariam sua permanência no hospital.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.