PRÍONS E DOENÇAS PRIÔNICAS: UMA REVISÃO
Resumen
Designa-se por “príon” a forma alterada de uma proteína da superfície neuronal. Os príons são notáveis pelo fato de serem capazes de induzirem sua contraparte normal a assumir a configuração patológica em uma espécie de reação em cadeia, podendo inclusive serem transmitidos de um indivíduo para outro e até mesmo entre espécies diferentes. Os príons são causadores de uma série de patologias neurodegenerativas que afetam o homem (doença de Creutzfeldt-Jakob, síndrome de Gerstmann-Straussler-Scheinker, insônia familar fatal, kuru) e animais como bovinos (encefalopatia espongiforme bovina ou “doença da vaca louca”), cervídeos (doença do esgotamento crônico) e ovinos (scrapie). No presente artigo, oferecemos uma visão geral à respeito da natureza dos príons, assim como uma breve discussão sobre as doenças provocadas por príons que afetam o homem.
Palavras-chave: príon, doença de Creutzfeld-Jakob, encefalopatia espongiforme transmissível, síndrome de Gerstmann-Straussler-Scheiker, encefalopatia espongiforme bovina.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.