ESPESSURA DO MÚSCULO ADUTOR DO POLEGAR EM PACIENTES COM LESÃO RENAL AGUDA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Resumen
Este estudo avaliou a espessura do músculo adutor do polegar (EMAP) e sua associação com estado nutricional e desfecho clínico de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com Lesão Renal Aguda (LRA) em diálise. Para isto, foi realizada a mensuração da EMAP, aplicado a Avaliação Subjetiva Global (ASG), e coletado marcadores laboratoriais em 50 pacientes com diagnóstico de LRA em diálise recém internados na UTI. Adicionalmente, o desfecho clínico desses pacientes foi observado. Todos os pacientes apresentaram depleção do estado nutricional pela ASG. Observou-se uma relação estaticamente significativa entre EMAP e mortalidade, bem como uma correlação entre EMAP e albumina e EMAP e creatinina. Conclui-se que o EMAP pode ser um preditor de mortalidade em pacientes com LRA em diálise na UTI.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.