ANÁLISE HISTOPATOLÓGICA DO EPITÉLIO RENAL EM CAMUNDONGOS EXPOSTOS À INALAÇÃO DO HERBICIDA ÁCIDO 2,4 DICLOROFENOXIACÉTICO
Resumen
Um dos herbicidas mais usados no Brasil, Ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D), possui grau III de periculosidade. Sua excreção é principalmente renal, o que pode acarretar danos a esse sistema. O objetivo do presente estudo foi avaliar as possíveis alterações histopatológicas em rins de camundongos da linhagem Swiss causadas pela exposição ao Ácido 2,4-diclorofenoxiacético. Para o experimento foram utilizados 80 camundongos Swiss adultos machos divididos em grupos, sendo esses, então, expostos ao herbicida. Após a eutanásia e autópsia, foram retirados os rins, e analisados histologicamente. O resultado obtido da análise estatística da área tubular e área da luz renal, juntamente com trabalhos já publicados, demonstraram que existe pouca evidência cientifica que mostre potencial inflamatório e/ou mutagênico da exposição aguda ao ácido 2,4-diclorofenoxiacético, porém, alterações podem existir levando-se em conta uma exposição crônica ao herbicida, logo, é necessário o desenvolvimento de mais pesquisas para futuros esclarecimentos e tomadas de decisões.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.