EPIDEMIOLOGIA E MANEJO DOS PACIENTES DIAGNÓSTICOS COM INFARTO DO MIOCÁRDIO SEM OBSTRUÇÃO CORONÁRIANA (MINOCA): REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Realizar uma revisão da literatura sobre Myocardial Infarction With Nonobstructive Coronary Arteries (MINOCA). A metodologia foi realizada através de levantamento de publicações sobre o tem utilizando a pergunta norteadora: Quais as características clínicas, epidemiológicas e o manejo mais apropriado para os pacientes com MINOCA? As bases de dados utilizadas foram LILACS, SCIELO, PubMed e Cochrane com os descritores “MINOCA”, Myocardial Infarction With Nonobstructive Coronary Arteries”, “management”. Os resultados obtidos foram 63 artigos na PubMed, sendo que 10 responderam ao questionamento. Cochrane foram encontrados 3 artigos com apenas 2 disponíveis para leitura. O Scielo e Lilacs não possuíam artigos que respondessem a pergunta. Entre os 12 artigos utilizados no estudo encontro-se que a MINOCA está presente em 5% a 7% dos pacientes. Há uma variedade de causas e fatores de risco que resultam nessa condição, o manejo com anti-hipertensivos e antiplaquetários necessitam de ensaios clínicos para confirmar os resultados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.