AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO SEXUAL DE MULHERES NA MENOPAUSA
Resumo
O climatério pode apresentar alterações hormonais, fisiológicas e metabólicas, juntamente com mudanças psicossociais, que repercutem na vida e no interesse sexual. Foram entrevistadas 83 mulheres e incluídas 57, para avaliar seu desempenho sexual na menopausa. Elas não podiam menstruar por 12 meses ou mais e deviam relacionar-se sexualmente nos últimos seis meses. Do Quociente Sexual - Versão feminina, foram avaliados os domínios: Desejo e interesse sexual; Preliminares; Excitação pessoal e sintonia com o parceiro; Conforto; Orgasmo e satisfação. O escore total do QS-F determinava o padrão de desempenho/satisfação sexual e, das 57 mulheres, a maior parcela foi de Regular a Bom (43.86%), enquanto Nulo a Ruim (7.01%) e Ruim a Desfavorável (10.53%) tiveram baixas porcentagens. Com o escore total do QS-F, foi possível verificar que 71.93% das participantes o apresentou adequado, por terem pontuação ≥62 pontos. Concluiu-se que as mulheres avaliadas apresentaram função sexual adequada e satisfatória.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.