QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO EM ACADEMIAS AO AR LIVRE EM PARQUE A CÉU ABERTO
Resumo
O objetivo do estudo foi avaliar a percepção da qualidade de vida dos idosos praticantes de exercícios físicos em academias ao ar livre em um parque. A amostra foi composta por 39 idosos, divididos em dois grupos: G1 (n=19) que realizavam caminhada e G2 (n=20) que realizavam exercícios nas academias ao ar livre, ambos não supervisionados. O nível de atividade física foi avaliado pelo questionário internacional de atividade física IPAQ e a percepção da qualidade de vida pelo questionário SF-36. A análise dos dados foi realizada com o programa SPSS 22.0 (p<0,05). Não houve diferença significativa entre os grupos na comparação da percepção do estado geral de saúde, pois apresentaram um estado de saúde de excelente para boa e na comparação da qualidade de vida, alta pontuação. Concluiu-se que a prática de exercício físico, seja em academias ou caminhada, gera manutenção da saúde e qualidade de vida para idosos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.