EFEITO INSULINOTRÓPICO E CITOPROTETOR DO EXTRATO BRUTO DE FOLHAS DE EUGENIA UNIFLORA L.
Resumo
Folhas de Eugenia uniflora L. (“pitangueira”) são popularmente utilizadas como uma alternativa para o tratamento do diabetes mellitus. O objetivo deste trabalho foi avaliar a citotoxidade, a atividade antioxidante, citoprotetora e insulinotrópica dos extratos brutos de folhas de Eugenia uniflora L. sobre as células RINm5f. A atividade antioxidante foi analisada pelo método de Folin-Ciocalteau; a citotoxidade e a citoproteção pelos métodos de redução do MTT e coloração por HE e o efeito insulinotrópico por radioimunoensaio. O extrato aquoso (AQ) apresentou conteúdo fenólico maior que o extrato alcoólico (ALC). Ambos apresentaram baixa citotoxicidade e o ALC apresentou um significativo efeito insulinotrópico. Tanto o AQ quanto o ALC apresentaram efeito citoprotetor, aumentando a viabilidade celular e prevenindo as alterações na morfologia celular induzidas pelo H2O2. Os resultados obtidos neste trabalho são indicativos do potencial destes extratos como coadjuvantes na prevenção e no tratamento do diabetes mellitus.
Palavras-chave: antioxidantes, citoproteção, citotoxicidade, flavonoides, peróxido de hidrogênio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.