DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS E O TRABALHO DO ADMINISTRADOR PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Palavras-chave:
Trabalho do administrador, Estrutura, Estratégia, Administrador público.Resumo
O estudo das organizações e do trabalho do administrador é relevante nos dias atuais, ao passo que necessitam de um aprimoramento e entendimento contínuo. Porém, nota-se que há poucos estudos sobre a estrutura organizacional e o trabalho do administrador no setor público. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é identificar o papel do administrador público por meio dos processos administrativos e das atividades de gestão, com ênfase na estrutura e nas estratégias desenvolvidas. Como metodologia, adotou-se o estudo de caso na Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciência e Engenharia de Tupã/SP, em que os dados foram coletados a partir de observação livre (3 meses imerso), entrevistas e análise de documentos. Como resultados destacam-se, primeiramente, que há necessidade de uma comunicação formal e efetiva entre as áreas administrativas, que têm as suas funções específicas e são formalizadas no organograma. Outrossim, que o processo de planejamento é realizado de cima para baixo e que há maior participação da coordenadoria executiva e de docentes do que de servidores técnico-administrativos e discentes, dado o sistema de representação dos colegiados. Aponta-se também que, embora o planejamento estratégico seja formal e resulte em um plano tático e operacional formalizado, a organização executa as suas atividades a partir de demandas de curto e médio prazo, fruto de ações emergentes que não acompanham o plano estabelecido. Portanto apesar de existirem diversos processos não mapeados, os administrativos da unidade seguem um fluxo lógico e padronizado de ações para atingirem o seu objetivo.