AVALIAÇÃO DO RUÍDO OCUPACIONAL EM UM RESTAURANTE NUM MUNICÍPIO DO MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Maria Salete Vaceli Quintilio UNOESTE
  • Patricia Arruda de Souza Alcarás Unoeste
  • Laís da Silva Martins

Palavras-chave:

Ruído Ocupacional, Mensuração, Audição, Perda Auditiva.

Resumo

Em ambientes ocupacionais, que podem gerar ruídos elevados, é recomendado o uso de equipamentos de proteção individuais (EPIs), além de medidas para diminuição do nível de ruídos, a fim de proteger a audição dos trabalhadores expostos. Em restaurantes e cozinhas industriais observa-se um nível de ruído bastante intenso, porém é escasso o número de locais onde há, efetivamente, a utilização de equipamentos para a proteção da audição dos funcionários. Este estudo teve por objetivo mensurar os níveis do ruído ambiental produzidos em um restaurante localizado num município do interior do Mato Grosso do Sul. Os níveis de ruído foram medidos durante seis dias, em dois horários, com um decibelímetro digital Minipa, em quatro pontos no interior do local e um no exterior. A partir das medidas coletadas e analisadas, observou-se que o nível de ruído médio no salão do restaurante foi de 98,9 dB(A), na cozinha 103,9 dB(A) e no exterior de 105,4 dB(A). Pode-se observar, ainda, que no horário de almoço o nível de ruído foi maior que no horário do jantar, em todos os locais. Assim, pode-se concluir que o restaurante estudado é candidato à implementação de um Programa de Conservação Auditiva, visto haver elevados níveis de pressão sonora em todos os ambientes mensurados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Salete Vaceli Quintilio, UNOESTE

Bachareu e Licenciada em Física pela Universidade Estadual de Londrina - UEL Mestre em Ciencias pela Universidade de São Paulo - USP Doutor em Ciencias pela Universidade de São Paulo - USP Professora de Acústica e Psicoacústica no curso de Fonoaudiologia da Unoeste.

Downloads

Publicado

2013-05-14

Como Citar

Quintilio, M. S. V., Alcarás, P. A. de S., & Martins, L. da S. (2013). AVALIAÇÃO DO RUÍDO OCUPACIONAL EM UM RESTAURANTE NUM MUNICÍPIO DO MATO GROSSO DO SUL. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 4(1), 27–32. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/732

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)