OTIMIZAÇÃO DE ROTAS DE AUTOMÓVEIS E ESCALAS PARA ATENDIMENTO DE HOME CARE

Autores

  • Tulio Olivieri Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Francisco Virginio Maracci Unoeste
  • Daniela Russi Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Palavras-chave:

Teoria dos Grafos; otimização; melhor rota; Home Care

Resumo

A frota de veículos brasileira vem crescendo ano a ano. Esse aumento no número de veículos traz consigo alguns problemas, como congestionamentos e aumento de emissões de gases causadores do efeito estufa. Em quase todos os centros urbanos estacionar fora de estabelecimentos privados é uma tarefa difícil, e o tempo gasto com o deslocamento é cada vez mais alto. Como alternativa para diminuir o número de veículos em circulação, o compartilhamento de veículos, como uma espécie de carona entre pessoas que fazem trajetos parecidos, está ganhando espaço em centros urbanos de todo o mundo. De olho nos benefícios financeiros e ambientais oferecidos por essa alternativa, algumas empresas estão começando a aderir ao seu uso, agrupando profissionais que fazem caminhos parecidos em grupos que utilizam um mesmo veículo. Este trabalho tem como objetivo buscar maneiras de otimizar a rota que esse grupo de profissionais faz em cada ciclo de trabalho, mitigando custos de manutenção veicular e reduzindo gastos com combustível, o que consequentemente diminui emissões de gases poluentes. Para os clientes, isso pode oferecer uma maior pontualidade na prestação do serviço e maior disponibilidade de tempo dos profissionais. Ao final do trabalho espera-se que seja desenvolvido um aplicativo que faça o cálculo de rotas da melhor maneira possível, possibilitando que os seus usuários tenham um melhor aproveitamento do tempo ao utilizá-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, AM; SILVA, KL; SEIXAS, CT; BRAGA, PP. Nursing practice in home care: an integrative literature review. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017;70(1):199-208. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v70n1/0034-7167-reben-70-01-0210.pdf>. Acesso em: 17 set. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0214.

ARYANDOUST, Arsam; VAN VLIET, Oscar; PATT, Anthony. City-scale car traffic and parking density maps from Uber Movement travel time data, Scientific Data, [s. L.], p.158. 21 ago. 2019. Disponível em: <https://www.nature.com/articles/s41597-019-0159-6>. Acesso em: 05 set. 2019. PMID: 31434904. DOI: 10.1038/s41597-019-0159-6.

BRAGA, Marcus de Lima. Análise e Planejamento de Rotas em Redes Viárias. 2016. 126 p. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia Elétrica, Coppe, Ufrj, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: <https://www.gta.ufrj.br/ftp/gta/TechReports/Marcus16.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2020.

BROWNLEE, Jason. Clever Algorithms: Nature-Inspired Programming Recipes. [S. l.: s. n.], Jun. 2012. Disponível em: https://github.com/clever-algorithms/CleverAlgorithms. Acesso em: 15 dez. 2020.

CHEN, Renjie; GOTSMAN, Craig. Efficient Fastest-Path Computations in Road Maps. 2018. Disponível em: <https://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/1810/1810.01776.pdf>. Acesso em: 05 set. 2019.

BRASIL. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. (Org.). Frota de Veículos: Série histórica. [s. L.]: [s. N.], 2019. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pesquisa/22/28120?tipo=grafico&indicador=28122>. Acesso em: 05 set. 2019.

DIJK, Marc; ORSATO, Renato; KEMP, Rene. The emergence of an electric mobility trajectory. Energy Policy. [s. L.], p. 135-145. 31 jan. 2013. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0301421512003242?via%3Dihub>. Acesso em: 05 set. 2019. https://doi.org/10.1016/j.enpol.2012.04.024

ESTRESSE no trânsito afeta desde o coração até o sistema reprodutivo. 2014. Disponível em: <https://saudebusiness.com/voce-informa/estresse-no-transito-afeta-desde-o-coracao-ate-o-sistema-reprodutivo/>. Acesso em: 20 fev. 2020.

FEO, Thomas; RESENDE, Mauricio G. C. Greedy Randomized Adaptive Search Procedures. Journal of Global Optimization, [S. l.], v. 6, p. 109-133, Mar. 1995. DOI 10.1007/BF01096763. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/225237245_Greedy_Random ized_Adaptive_Search_Procedures. Acesso em: 15 dez. 2020. https://doi.org/10.1007/BF01096763

FRIED, Harold O.; LOVEL, C. A. Knox; SCHMIDT, Shelton S.. The measurement of productive efficiency and productivity growth. Nova Iorque: Oxford University Press, 2008. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195183528.003.0001

FURUHATA, Masabumi et al. Ridesharing: The state-of-the-art and future directions. Sciencedirect. [s. L.], p. 28-46. nov. 2013. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0191261513001483?via%3Dihub>. Acesso em: 19 set. 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trb.2013.08.012.

OLSSON, Lars E.; MAIER, Raphaela; FRIMAN, Margareta. Why Do They Ride with Others? Meta-Analysis of Factors Influencing Travelers to Carpool. Sustainability. Karlstad. 24 abr. 2019. Disponível em: <https://www.mdpi.com/2071-1050/11/8/2414/htm>. Acesso em: 19 set. 2019. DOI: https://doi.org/10.3390/su11082414.

PAIM, Rodrigo Rodrigues. Estudo de Algoritmos para Redes de Transporte. 2015. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Computação e Informação, Escola Politécnica, UFRJ, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: <http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10012695.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2020.

SÃO PAULO. Antônio de Castro Bruni [et al.]. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. PCPV: Plano de Controle de Poluição Veicular 2017- 2019. São Paulo: [s. N.], 2017. 61 p. Disponível em: <https://cetesb.sp.gov.br/veicular/wp-content/uploads/sites/6/2018/01/PCPV-2017-2019.pdf>. Acesso em: 05 set. 2019.

SILVA, Gabriel Altafinineves da; SILVA, Francisco Assis da; RUSSI, Daniela Tereza Ascencio; PAZOTI, Mário Augusto; SISCOUTTO, Robson Augusto. ALGORITMOS HEURÍSTICOS CONSTRUTIVOS APLICADOS AO PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE PARA A DEFINIÇÃO DE ROTAS OTIMIZADAS. Colloquium Exactarum. Presidente Prudente, p. 30-46. dez. 2013. Disponível em: http://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/939/995. Acesso em: 15 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5747/ce.2013.v05.n2.e058.

SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE COMPONENTES PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES (Org.). Relatório da Frota Circulante. São Paulo: [s. N.], 2019. 13 p. Disponível em: <https://www.sindipecas.org.br/sindinews/Economia/2019/RelatorioFrotaCirculante_Maio_2019.pdf>. Acesso em: 05 set. 2019.

VINAGREIRO, Marcelo; GOLDMAN, Alfredo. Um sistema distribuído para busca de caminhos em grafos dinâmicos. Disponível em: <https://www.ime.usp.br/~gold/publications/pdf/wscad06.pdf>. Acesso em: 05 set. 2019.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Como Citar

Olivieri, T., Maracci, F. V., & Russi, D. (2021). OTIMIZAÇÃO DE ROTAS DE AUTOMÓVEIS E ESCALAS PARA ATENDIMENTO DE HOME CARE. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 13(2), 67–77. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/4148

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)