PRÁTICAS DE LABORATÓRIO: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Douglas Henrique de Oliveira Braz
  • Deuber Lincon da Silva Agostini

Palavras-chave:

laboratório, corrente elétrica, atividade experimental

Resumo

Este artigo destina-se ao estudo das práticas de laboratório como uma estratégia para o ensino de Física na elaboração de roteiros experimentais que venham aperfeiçoar o processo de aprendizagem. Durante algumas análises nos roteiros experimentais presente no currículo do estado de São Paulo realizou-se uma etapa de classificação em três critérios quanto sua disposição, suas atividades e suas metodologias presentes, após esse processo, efetuaram-se uma nova elaboração com novos critérios no mesmo experimento. Essas estratégias em roteiros direcionados e problematizados geram questões desafiadoras aos discentes desconstruindo o saber presente para construir um novo saber, os tornados protagonistas de sua aprendizagem. Quando os discentes são forçados a discutir algo novo, revendo conceitos já estabelecidos em si, começam a perceber que o conhecimento existente não é o suficiente para resolver os problemas proposto. Esse processo forneceu aos discentes autonomias e liberdade para absorver aquilo que é importante pra si.

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Publicado

2018-04-13

Edição

Seção

Artigo Científico Original

Como Citar

PRÁTICAS DE LABORATÓRIO: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FÍSICA. (2018). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 9(4), 63-71. https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/2270

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