EQUAÇÕES QUADRÁTICAS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA ATRAVÉS DE RESOLUÇÕES GEOMÉTRICAS
Palavras-chave:
História da Matemática, Resolução Geométrica de Equações, Equações Quadráticas, Programa de Educação Tutorial.Resumo
O presente artigo é resultado de um trabalho de pesquisa de alunos do Curso de Licenciatura em Matemática no âmbito do Programa de Educação Tutorial. O objetivo é explorar aspectos da História da Matemática relacionados à resolução geométrica de equações quadráticas, buscando subsídios históricos para complementar o ensino deste tópico nas aulas de Matemática do Ensino Básico, tornando-o mais concreto e interessante para os alunos. O trabalho foi desenvolvido em grupo através de pesquisa bibliográfica e estudo teórico, incluindo seminários, exercícios e interpretações geométricas. Foi explorado o método babilônico, bem como a solução geométrica apresentada pelo árabe Al-Khwarizmi. Concluímos que a abordagem histórica é importante como elemento motivacional e de apoio para o aprendizado, em lugar de basear o ensino em fórmulas prontas e sem significado para o aluno.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-03-28
Edição
Seção
Artigo Científico Original
Como Citar
EQUAÇÕES QUADRÁTICAS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA ATRAVÉS DE RESOLUÇÕES GEOMÉTRICAS. (2016). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 7(4), 11-19. https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1459