PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO DE SISTEMAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA COM BUSCA EM VIZINHANÇA VARIÁVEL

Autores

  • Silvia Lopes de Sena Taglialenha UFSC-Universidade Federal de santa Catarina
  • Rubén Augusto Romero Lázaro DEE-FEIS-UNESP

Resumo

O problema de planejamento estático da expansão do sistema de transmissão de energia elétrica em longo prazo consiste em, dada uma configuração inicial e os dados de geração e de demanda do horizonte de planejamento, limites de operação, custos e restrições de investimento, determinar o plano de expansão com um custo mínimo, ou seja, deve-se determinar onde e que tipo de equipamentos devem ser instalados para que o sistema opere corretamente atendendo as necessidades do mercado de energia elétrica. É um problema do tipo não linear inteiro misto de elevada complexidade para sistemas de grande porte, apresentando o fenômeno de explosão combinatória e com o agravante de ser multimodal, sendo então muito complexo para ser resolvido através de técnicas tradicionais de otimização. Para resolver este problema aplicamos a metaheurística Busca em Vizinhança Variável, que está baseada num simples princípio: Mudanças sistemáticas de estruturas de vizinhança dentro de um algoritmo de busca local. Apresentamos resultados obtidos utilizando redes de médio porte disponíveis na literatura, os quais mostram que esta metaheurística é robusta e competitiva em termos de qualidade e tempo de processamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Lopes de Sena Taglialenha, UFSC-Universidade Federal de santa Catarina

Professora adjunto III no CEM/UFSC. Doutora em Engenharia elétrica pela UNESP Ilha Solteira, Mestre em MATEMÁTICA (ANÁLISE) pelo ICMC-USP, LICENCIADA EM MATEMATICA PELA FCT-UNESP, EX-PROFESSORA DA UNOESTE (ADMCC), FCT-UNESP,FAI(Adamantina), UFGD e UFMS.

Rubén Augusto Romero Lázaro, DEE-FEIS-UNESP

Possui graduação em Ingenieria Eléctrica - Universidad Nacional de Ingenieria (1978), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Faz trabalhos de pesquisa na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em otimização da operação e o planejamento de sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica com destaque nos temas: planejamento de sistemas de transmissão, otimização de sistemas de distribuição, programação linear e não linear, programação inteira, fluxo de carga radial, alocação ótima de bancos de capacitores, reconfiguração de alimentadores em sistemas de distribuição de energia elétrica e teoria e aplicação de metaheurísticas. Em março de 2011 apresenta 35 artigos em periódicos internacionais indexados pelo ISI (30 deles tipo IEEE ou IEE). Também apresenta 675 citações pelo ISI e um fator de impacto H igual a 15. Atualmente é pesquisador 1B do CNPq e Senior Member do IEEE.

Downloads

Publicado

2013-04-22

Como Citar

Taglialenha, S. L. de S., & Lázaro, R. A. R. (2013). PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO DE SISTEMAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA COM BUSCA EM VIZINHANÇA VARIÁVEL. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 2(1), 30–41. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/137

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)