MANIPULAÇÃO DE GESTOS COM O KINECT EM AULAS EXPOSITIVAS

Autores

  • Wilian Alves da Silva
  • Francisco Assis da Silva
  • Daniela Tereza Ascencio Russi
  • Mário Augusto Pazoti
  • Robson Augusto Siscoutto FIPP/UNOESTE
  • Almir Olivette Artero
  • Marco Antonio Piteri

Palavras-chave:

Kinect, Reconhecimento de Gestos, Aulas expositivas

Resumo

Este trabalho apresenta métodos para reconhecimento de gestos das mãos e braços, nos quais os resultados do reconhecimento são aplicados em objetos multimídia como vídeos, imagens e em apresentações em sala de aula. Para o reconhecimento dos gestos das mãos foi realizada a extração de defeitos de convexidade. Os defeitos foram extraídos através do processamento da imagem de profundidade do sensor Kinect com auxílio da biblioteca OpenCV para obter o fecho convexo e contorno das mãos. O reconhecimento de gestos considerando a posição dos braços de acordo com o movimento foi alcançado utilizando o algoritmo Dynamic Time Warping, através dos pontos do esqueleto capturados pelo sensor Kinect. Foram realizados experimentos para os gestos das mãos, que apesar das limitações impostas pelo sensor, mostrou-se o potencial do uso de reconhecimento de gestos não só para aulas expositivas, mas também para outras aplicações com necessidades semelhantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Robson Augusto Siscoutto, FIPP/UNOESTE
    Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1994), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Engenharia da Computação e Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor titular da Faculdade de Informatica de Presidente Prudente da Universidade do Oeste Paulista - Unoeste. Realiza suas pesquisas na área de Realidade Virtual e Aumentada, atuando principalmente nos seguintes temas: realidade virtual, Realidade Aumentada - Artoolkit e Flartoolkit, Redes de Computadores, Analise Orientado a Objetos. Publicou diversos artigos na área bem com escreveu diversos capitulos de livros.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

MANIPULAÇÃO DE GESTOS COM O KINECT EM AULAS EXPOSITIVAS. (2015). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 7(1), 76-90. https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1302

Artigos Semelhantes

1-10 de 403

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>