EFEITO DE MEIOS DILUENTES E SISTEMAS DE TRANSPORTE NO SÊMEN CONGELADO ANALISADO PELO MÉTODO COMPUTACIONAL CASA EM TOUROS NELORE
Resumo
Objetivou-se avaliar meios diluentes e sistemas de transporte na qualidade do sêmen congelado pelo CASA em touros Nelore. Foram realizadas cinco coletas de sêmen de 6 touros, diluídas com os meios TRIS e BotuBOV®, refrigeradas em dois tipos de sistemas de transporte BotuBOX® e BotuFLEX®; congeladas e analisadas pelo CASA. A MT foi maior (p<0,05) na associação do meio BotuBOV® + BotuFLEX® (47,3%) quando comparado ao TRIS + BotuBOX® (9%). A MP foi maior (p<0,05) BotuBOV® + BotuFLEX® (37%) quando comparada a TRIS + BotuBOX® (5,9%). O mesmo para VSL, BCF e RAP, os quais foram maiores (p<0,05) em BotuBOV® + BotuFLEX® (65,1µm/s; 30Hz; 44,5%, respectivamente) quando comparados ao sêmen na associação TRIS + BotuBOX® (47,6µm/s;21,5Hz;6,9%, respectivamente). Conclui-se que o BotuBOV® em associação ao sistema de transporte refrigerado de sêmen BotuFLEX®, foi considerada pelo CASA, a melhor associação quando se refere a cinética espermática para a criopreservação de sêmen bovino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Colloquium Agrariae. ISSN: 1809-8215
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.