ATRIBUTOS FÍSICOS E FERTILIDADE DE UM LATOSSOLO SUBMETIDO A APLICAÇÕES SUCESSIVAS DE CAMA DE PERU EM PASTEJO ROTACIONADO
Resumo
Quantidades de resíduos da agroindústria avícola são produzidos e muitas vezes em áreas próximas aos criadouros, esses resíduos são usados como fonte de adubação em pastagens, podendo alterar os atributos químicos e físicos do solo. O presente estudo objetivou avaliar os efeitos de aplicações de doses contínuas em longo tempo de cama de peru nos atributos químicos e físicos do solo sob pastejo rotacionado. O solo da área experimental é um Latossolo Vermelho distroférrico dividido em 16 piquetes de 0,5 ha cada com pasto de Uroclhoa decumbens em sistema de pastejo rotativo. Os tratamentos foram realizados em função de doses acumuladas de aplicações sequenciais desde 2008 até o ano de 2015. Nesse sentido os tratamentos foram: controle, 35,29; 51,79 e 66,24 Mg ha-1 de cama de peru. Aplicações sequenciais de cama de peru promoveram elevação na fertilidade do solo, com incrementos nos teores de fósforo, cálcio, magnésio, potássio, saturação por bases, matéria orgânica do solo e redução da acidez e da saturação por alumínio. Os teores de Ca, Mg e K na CTC também foram incrementados com as aplicações de cama de peru. Houve pouco efeito da utilização de cama de peru na relação Ca:Mg e nos atributos físicos do solo, sendo a macroporosidade alterada na camada superficial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Colloquium Agrariae. ISSN: 1809-8215
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.