BIOQUIMICO PLASMÁTICO DE CÃES: EFEITOS DOS DIFERENTES ANTICOAGULANTES EM COMPARAÇÃO COM O SORO

Autores

  • Bianca Ressetti da Silva Universidade Estadual do Centro Oeste- Unicentro
  • Marcelle Mareze Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro
  • Margarete Kimie Falbo Universidade Estadual do Centro Oeste Unicentro
  • Itacir Eloi Sandini Universidade Estadual do Centro Oeste- Unicentro
  • Priscila Michelin Groff Universidade Estadual do Centro Oeste- Unicentro

Palavras-chave:

citrato, EDTA, exames bioquímicos, fluoreto.

Resumo

Na rotina clínica veterinária são utilizados diferentes tipos de anticoagulantes, escolhidos de acordo com o exame a ser solicitado. Animais agitados, agressivos, de difícil contenção e de pequeno porte podem ser fatores limitantes quando se deseja aliquotar a amostra em tubos com diferentes anticoagulantes. Assim, esse trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos dos anticoagulantes EDTA, Citrato de Sódio e Fluoreto associado ao EDTA, nos resultados dos exames bioquímicos de rotina realizados em cães e compará-los com o soro. Verificou-se que o plasma obtido com o anticoagulante EDTA resultou em alterações nas dosagens de glicose, colesterol e cálcio. Amostras obtidas com Citrato de Sódio tiveram resultados inferiores ao do soro em todos os parâmetros avaliados, com exceção da ALT. O anticoagulante Fluoreto associado ao EDTA, apenas nas dosagens de uréia e glicose, não resultou em alterações estatísticas quando comparado ao soro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Ressetti da Silva, Universidade Estadual do Centro Oeste- Unicentro

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Centro Oeste- Unicentro em 2011, atuação em Clinica Médica e Cirurgica de pequenos animais por 2 anos na Ekovet em Ponta Grossa-PR e atualmente Residente do Laboratório de Patologia Clinica Veterinária da Unicentro.

Downloads

Publicado

2016-04-19

Como Citar

Silva, B. R. da, Mareze, M., Falbo, M. K., Sandini, I. E., & Groff, P. M. (2016). BIOQUIMICO PLASMÁTICO DE CÃES: EFEITOS DOS DIFERENTES ANTICOAGULANTES EM COMPARAÇÃO COM O SORO. Colloquium Agrariae. ISSN: 1809-8215, 11(1), 33–41. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ca/article/view/1056