O EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM ZINCO ORGÂNICO NO GANHO DE PESO DE BORREGAS TEXEL

Autores

  • Priscilla Gomes Carneiro Ferreira Melo UNOPAR
  • Marilice Zundt UNOESTE
  • Fabiola Cristine Almeida Rego Grecco UNOPAR
  • Lisiane Dorneles de Lima EMBRAPA
  • Agostinho Ludovico Ludovico UNOPAR
  • Marcelo Diniz dos Santos UNIC
  • Thais Helena Constantino Patelli UENP
  • Luiz Fernando Coelho da Cunha Filho UNOPAR

Palavras-chave:

desempenho, minerais, ovinos, aditivos

Resumo

A demanda por proteína animal e a facilidade de criação tornam a ovinocultura uma atividade em evidência, e melhorar o desempenho dos animais uma necessidade cada vez maior. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da suplementação com zinco orgânico no desempenho de borregas Texel. Foram selecionadas, aleatoriamente, 46 borregas da raça Texel, com oito meses de idade, pesando em média 41 kg PV. Os animais foram divididos em dois grupos experimentais (23 animais/ grupo): grupo tratado (GZn) suplementado com mistura mineral e adição de Zn orgânico e grupo controle (Gc) suplementado somente com a mistura mineral. Os grupos ficaram em 2 piquetes de 4 ha de Brachiaria brizantha, separados, e foram alternados mensalmente, o Gc recebeu 500g da mistura mineral no aprisco e o GZn além de receber 500g da mistura mineral foi suplementado com 0,5g/ animal/ dia de Zn ogânico por via oral durante o período experimental de 180 dias. O consumo da mistura mineral foi de 22 g/ animal/ dia, nos dois grupos, estando dentro do consumo esperado de 10 a 28 g/ animal/ dia. O ganho de peso no período avaliado foi superior nos animais suplementados com Zn orgânico, 38,3 g/dia no GZn e 8,6 g/dia no Gc, sendo a diferença estatisticamente significativa (p≤ 0,05). O efeito da suplementação com zinco orgânico no desempenho de borregas Texel foi positivo, com aumento do ganho de peso médio diário nos animais suplementados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Gomes Carneiro Ferreira Melo, UNOPAR

Mestranda em Saúde e Produção de Ruminantes da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Fabiola Cristine Almeida Rego Grecco, UNOPAR

Doutora em Zootecnia – Universidade Estadual de Maringá, UEM. Docente da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Lisiane Dorneles de Lima, EMBRAPA

Doutora em Zootecnia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Pesquisadora EMBRAPA Ovinos e Caprinos.

Agostinho Ludovico Ludovico, UNOPAR

Doutor em Zootecnia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Docente da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Marcelo Diniz dos Santos, UNIC

Prof. Faculdade de Medicina Veterinária - UNIC e do Programa de Mestrado em Biociência Animal - UNIC

Thais Helena Constantino Patelli, UENP

Professora da Faculdade de Medicina- UENP

Luiz Fernando Coelho da Cunha Filho, UNOPAR

Doutor em Medicina Veterinária - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Docente da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Downloads

Publicado

2016-04-18

Como Citar

Melo, P. G. C. F., Zundt, M., Grecco, F. C. A. R., de Lima, L. D., Ludovico, A. L., Santos, M. D. dos, Patelli, T. H. C., & Cunha Filho, L. F. C. da. (2016). O EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM ZINCO ORGÂNICO NO GANHO DE PESO DE BORREGAS TEXEL. Colloquium Agrariae. ISSN: 1809-8215, 11(1), 23–32. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ca/article/view/1036

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)