ASSOCIATION BETWEEN SLEEP QUALITY AND LIFESTYLE HABITS OF COLLEGE STUDENTS
Sleep quality in college students
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a qualidade do sono, bem como seus determinantes, entre estudantes universitários de uma universidade privada no Brasil. A amostra foi composta por 303 estudantes universitários. A qualidade do sono foi avaliada por questionário, e outras variáveis incluíram atividade física atual, atividade física anterior, comportamento sedentário, índice de massa corporal, consumo de álcool, tabagismo e emprego. Foi encontrada associação significativa entre má qualidade do sono e índice de massa corporal (valor p = 0,001), consumo de álcool (valor p = 0,001), tabagismo (valor p = 0,005) e emprego (valor p = 0,030). No entanto, ter um emprego foi considerado um fator protetor para a má qualidade do sono (OR = 0,66 [0,40; 0,98]), independentemente de outros fatores. Estudantes universitários apresentam alta prevalência de sono alterado, tendo como determinantes o consumo de álcool, tabagismo, sobrepeso e obesidade. Por outro lado, estar empregado mostrou-se um fator protetor para a má qualidade do sono.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.