EM NOME DA TRADIÇÃO: A RELAÇÃO ESCOLA –CIDADE-FAMÍLIAS NO COTIDIANO DA (PRÉ)-ESCOLA

Autores

  • Julice Dias Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Luiz Martins Junior Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

(Pré)-Escola, Cadeias de Interação, Mães, Cidade, Famílias.

Resumo

O presente trabalho tem como foco de discussão a relação escola-cidade-famílias. Tendo como unidade de análise a manutenção de uma escola confessional católica blumenauense como tradição e referência no cenário da cidade desde sua instalação no século XIX até o final do século XX, busca-se neste texto, explorar um dos recortes da pesquisa que investigou em tese de doutorado a tríade mães, escola e cidade, abordando especificamente, a interação das mães com a escola, no que tange à seleção e manutenção de seus filhos e filhas neste educandário. Utilizando categorias sociológicas como habitus e tradição, neste estudo de abordagem qualitativa, explora-se os modos de ser, sentir, agir e pensar de mulheres e mães, articulados em sentimentos de pertença que constituem rede organizacional, não homogênea, porém, amalgamada a manifestações culturais particularizadas produzidas por setores que idealizaram a escola como a melhor, a mais tradicional, a escola referência. Trata-se de um estudo configuracional, sob a perspectiva analítica de Norbert Elias. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos entrevistas e análise documental. Da análise dos dados obtidos, pode-se afirmar que as inovações ou alterações curriculares não foram resultado da interação escola e famílias. As inovações resultaram de pressões externas, de teorias de aprendizagem, discursos hegemônicos veiculados pelo modismo pedagógico da época. Pelo fato de a escola ser referência, não poderia deixar de estar à altura das demandas sociais e pedagógicas que os tempos da redemocratização do país e da profusão da sociedade do conhecimento exigiam dos processos escolares.

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Biografia do Autor

  • Julice Dias, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC/SP, Brasil. Professora Adjunta do Departamento de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Infantil – GEDIN. Diretora Geral da FAED/UDESC.

  • Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Graduado em Geografia pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, Graduado em Pedagogia pela UNINTER, Mestre em Geografia pela UFSC; Doutorando no Curso de Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação FAED/UDESC, Florianópolis, Brasil.

  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins , Universidade do Estado de Santa Catarina

    Licenciada em Geografia; Mestre em Educação; Doutora em Geografia; Professora da área do ensino de Geografia, supervisora de estágios do curso de Geografia Licenciatura da FAED/UDESC; Coordenadora do LEPEGEO – Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia; membro do LABTATE/UFSC; Coordenadora PIBID Geografia da FAED/UDESC; Professora do curso de Pós-Graduação em Geografia da UFSC, Florianópolis, Brasil.

Referências

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Publicado

2020-01-08

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E PRÁTICAS

Como Citar

EM NOME DA TRADIÇÃO: A RELAÇÃO ESCOLA –CIDADE-FAMÍLIAS NO COTIDIANO DA (PRÉ)-ESCOLA . (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(4), 50-60. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3286

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