PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA: A FISICOTECA

Autores

  • Maria Salete Vaceli Quintilio UNOESTE
  • Manoel Rocha Lourenço
  • Vagner Camarini Alves

Palavras-chave:

Ensino de física, Sala-ambiente, Recursos didáticos.

Resumo

A concepção de uma Fisicoteca (sala-ambiente de Ciências com ênfase em Física) pode auxiliar os professores dos Ensinos Fundamental e Médio a contextualizar os conceitos físicos e ajudar na compreensão da tecnologia atual, presente no nosso cotidiano, favorecendo a educação científica. Este trabalho teve como objetivos: a proposta de uma metodologia de ensino de Física baseada no sistema de salas-ambientes; a montagem de uma Fisicoteca; e a seleção de aparatos científicos adequados à proposta e de fácil manuseio. Nas aulas de Ciências, e em particular de Física, é possível ensinar conceitos, procedimentos e atitudes onde a observação, a experimentação, o estabelecimento de relações e a sistematização são processos fundamentais e devem ser auxiliados pelos recursos disponíveis em cada escola, como o laboratório e a sala de ciências. Portanto, é de suma importância que os professores se utilizem desses recursos e tirem o máximo proveito deles, criando oportunidades para o aluno canalizar sua curiosidade, idéias e interesses na resolução de determinados problemas. Através de pesquisa bibliográfica, foram elaborados e/ou adaptados alguns experimentos iniciais para a montagem da Fisicoteca, abordando os temas mais básicos, como eletromagnetismo, mecânica e óptica. Esses experimentos foram montados e analisados, destacando-se seus objetivos em relação às competências e habilidades que cada um proporciona. Nesta primeira fase, foi priorizada a facilidade da montagem e manipulação do material. Verificou-se desse modo que a Sala ambiente favorece (e exige!) uma mudança na metodologia de ensino, que deve ser seriamente considerada. O ambiente gerado pela Fisicoteca possibilita uma interação alunos-professor mais eficiente e dinâmica, além de fornecer um local propício ao aprendizado contextualizado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Salete Vaceli Quintilio, UNOESTE
    Doutora em Astronomia pela USP; Mestre em Astronomia pela USP; Bachareu e Licenciada em Física pela UEL. Atualmente: professora na FACLEPP e Fonoaudiologia, Unoeste.
  • Manoel Rocha Lourenço
    Aluno do curso de Licenciatura em Física da Unoeste. Aluno bolsista de Iniciação Científica PROBIC

Downloads

Publicado

2013-04-22

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA: A FISICOTECA. (2013). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 2(1), 42-47. https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/699

Artigos Semelhantes

1-10 de 405

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)