PORTUGAMESVR: O ENSINO DE PORTUGUÊS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTADUAL BRASILEIRO AUXILIADO POR REALIDADE VIRTUAL

Autores

  • Bruno Macie Ricce FIPP
  • Cristiani Aparecida Maciel Ricce
  • Robson Augusto Siscoutto

Palavras-chave:

Educação, Realidade Virtual, Ensino da Língua Portuguesa

Resumo

Com a evolução das tecnologias da informação tem se discutido sobre o seu uso no ensino escolar, porém poucos projetos foram, de fato, implementados, por serem de difícil implementação e entendimento tanto para o aluno quanto para o professor. Elas estão difundidas nas novas gerações e a tendência é aumentar, uma vez que, o seu uso, diretamente, está relacionado ao dia a dia dos estudantes. Entretanto, o ambiente estudantil ainda utiliza métodos tradicionais de ensino, não condizentes com a realidade do aluno, gerando conflitos que podem atrapalhar a aprendizagem. Diante disso, este trabalho apresenta uma ferramenta de realidade virtual que disponibiliza ambientes virtuais tridimensionais interativos com o intuito de auxiliar o ensino/aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental brasileiro da disciplina de Língua Portuguesa. Os ambientes virtuais foram avaliados, pelos pesquisadores do projeto, por meio de um questionário de usabilidade específico para este tipo de ambiente, obtendo média final de 4,93 de 5,0, sendo considerado apto para uso, no futuro, em salas de aulas.

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Publicado

2022-03-31

Edição

Seção

Artigo Científico Original

Como Citar

PORTUGAMESVR: O ENSINO DE PORTUGUÊS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTADUAL BRASILEIRO AUXILIADO POR REALIDADE VIRTUAL. (2022). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 13(4), 99-112. https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/4305

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