HORMÔNIO DO CRESCIMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PERÍODO PÓS-PARTO DE BOVINOS

Autores

  • Adriana Junqueira UNOESTE
  • Marcos Oliveira Santos UNOESTE
  • Angelo Ricardo Garcia UNOESTE
  • Caliê Castilho UNOESTE
  • Francis Lopes Pacagnelli UNOESTE
  • Ines Cristina Giometti UNOESTE

Palavras-chave:

GH, bovino, pós-parto, IGF

Resumo

O hormônio do Crescimento (GH) é um polipeptídeo envolvido no metabolismo geral do organismo de diferentes espécies de vertebrados. Este hormônio atua no crescimento corporal, na manutenção da homeostasia do organismo no período de jejum e de atividade física, na lactação e também na reprodução. Pode atuar diretamente nos órgãos ou de forma indireta por meio do fator de crescimento semelhante à insulina (IGF). O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão de literatura sobre a síntese de GH e sua regulação neuroendócrina, sobre sua atuação no metabolismo, no crescimento e na reprodução de diferentes vertebrados. Dando destaque para a espécie bovina, devido à importância do GH no período pós-parto desta espécie.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ines Cristina Giometti, UNOESTE
    Ines Cristina Giometti possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Oeste Paulista (1999), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Medicina Veterinária [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é coordenadora do curso de medicina veterinária da Universidade do Oeste Paulista e professor titular da Universidade do Oeste Paulista. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: fgf, bovino, desenvolvimento folicular, bovine e follicular cells.

Downloads

Publicado

2016-04-19

Edição

Seção

Revisão Bibliográfica

Como Citar

HORMÔNIO DO CRESCIMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PERÍODO PÓS-PARTO DE BOVINOS. (2016). Colloquium Agrariae. ISSN: 1809-8215, 11(1), 42-56. https://journal.unoeste.br/index.php/ca/article/view/1088

Artigos Semelhantes

1-10 de 52

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2