A IMPORTÂNCIA DO GOLEIRO E SUA PARTICIPAÇÃO TÁTICA COM A BOLA NOS PÉS
Resumo
O futebol moderno se tornou mais veloz e dinâmico em razão de alterações nas regras. Desse modo, com todas as modificações táticas, o goleiro passou a ter importância ainda maior dentro de sua equipe. Este estudo teve o objetivo de analisar a importância do goleiro em partidas de futebol profissional. Foram analisadas 13 partidas de futebol, divididas em dois grupos. O grupo 1 foi composto pela análise de nove partidas disputadas durante a Copa do Mundo FIFA 2014. O grupo 2 foi formado por quatro jogos de outras competições, selecionadas a partir da participação de goleiros com maior habilidade nos pés, conforme ranking de gols da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Foi realizado o download dos jogos no site de domínio público do Youtube e em seguida, estes foram analisados por meio do software SKOUT, quanto ao posicionamento tático e quantificação dos números de cada goleiro (parte técnica) durante as partidas. Foi utilizado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk para a análise de normalidade e em seguida, o teste t de Student para amostras independentes (p<0,05). Foi verificado que os goleiros do Grupo 2 apresentaram maior participação nos fundamentos de passe, recepção, finalização, reposição com a mão, condução e gols marcados (p<0,05). Porém, na média de erros nos fundamentos de passe, recepção e condução as diferenças não foram significativas. Conclui-se que os goleiros do Grupo 2 apresentaram maior participação nos fundamentos que exigiam habilidade com a posse de bola.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.