ANÁLISE MORFOLÓGICA DOS PROCESSOS PATOLÓGICOS GERAIS EM RINS DE RATOS OBESOS E SUA RELAÇÃO COM O EXERCÍCIO FÍSICO
Resumo
O objetivo do estudo foi comparar os achados morfológicos, quantificar a inflamação e fibrose renal em ratos obesos submetidos ao exercício físico. Foram utilizados 56 ratos machos Wistar. Os animais controles foram alimentados com ração padrão e água de torneira, e os obesos por uma dieta hiperlipídica. Esses animaisforam submetidos ao treinamento intermitente, onde se realizou o movimento de extensão completa da pata, levantando uma carga posicionada na parte posterior do colete. Foram coletados os rins dos animais para avaliar os achados. Com relação à análise histopatológica, não foram evidenciados processos patológicos gerais. Ao ser realizada a quantificação de fibrose, não foram evidenciados resultados significativos entre os grupos. Conclui-se que não foram evidenciados processos patológicos gerais em rins de ratos obesos e sua relação com o exercício físico. Desta forma, é sugerida a realização de novos estudos com protocolos mais longos a fim de elucidar melhor os resultados.
Palavras-chaves: Obesidade, rim, Inflamação, fibrose, exercício.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.