IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO

  • Luciana Hippler Zandonadi
  • Thayná Araujo Maiolini Costa Universidade do Oeste Paulista
  • Priscila Figueiredo Correia Universidade do Oeste Paulista
  • Deborah Cristina Gonçalves Luiz Fernani Universidade do Oeste Paulista
  • Maria Tereza Artero Prado Universidade do Oeste Paulista
Palavras-chave: qualidade de vida, trabalhadores, fisioterapia, prevenção primária, transtornos traumáticos cumulativos.

Resumo

Os objetivos deste estudo foram analisar como os estudos apresentaram a atuação da fisioterapia como prevenção de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) e enfatizar a sua importância. Tratou-se de um estudo de revisão bibliográfica, com artigos publicados no período de janeiro de 1998 a outubro de 2013. Foram analisados 6 artigos, todos utilizaram questionários para avaliação da dor e/ou qualidade de vida do trabalhador, dois estudos utilizaram o check-list e fotos para análise do ambiente de trabalho e um estudo utilizou filmagens para avaliação ergonômica. Foram feitas análises e modificações ergonômicas, orientações posturais e de atividade física e a realização de ginástica laboral em parte dos estudos. Portanto, os estudos apresentaram resultados positivos em relação a medidas preventivas aos DORT, além de relatarem a consequente melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, o que reflete no aumento da produtividade, fato que enfatiza a importância da aplicação da fisioterapia preventiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Hippler Zandonadi
Fisioterapeuta e Especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP).
Thayná Araujo Maiolini Costa, Universidade do Oeste Paulista
Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade do Oeste Paulista
Priscila Figueiredo Correia, Universidade do Oeste Paulista
Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade do Oeste Paulista
Deborah Cristina Gonçalves Luiz Fernani, Universidade do Oeste Paulista
Fisioterapeuta pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), com especial interesse na áreas de pesquisa: crescimento e desenvolvimento humano e neurologia em pediatria.
Maria Tereza Artero Prado, Universidade do Oeste Paulista
Fisioterapeuta pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Mestre e Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), com especial interesse na áreas de pesquisa: neurologia, crescimento e desenvolvimento humano, hipoterapia e pediatria.
Publicado
2018-05-11
Como Citar
Zandonadi, L. H., Maiolini Costa, T. A., Correia, P. F., Gonçalves Luiz Fernani, D. C., & Prado, M. T. A. (2018). IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 10(1), 58-67. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1578