EFEITOS DA HIPOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA AUTISTA: RELATO DE CASO

Autores

  • Mariana Caetano de Castilho Universidade do Oeste Paulista
  • Mariana Santos de Moraes Universidade do Oeste Paulista
  • Vitória de Medeiros Marçal Universidade do Oeste Paulista
  • Deborah Cristina Luiz Fernani Universidade do Oeste Paulista
  • Francis Lopes Pacagnelli Universidade do Oeste Paulista
  • Rosana Vera de Oliveira Schicotti Universidade do Oeste Paulista
  • Sandra Silva Lustosa Universidade do Oeste Paulista
  • José Maria Bertão Universidade do Oeste Paulista
  • Maria Tereza Artero Prado Dantas Universidade do Oeste Paulista

Palavras-chave:

fisioterapia, autismo, terapia assistida por cavalos, criança, desenvolvimento

Resumo

Entende-se que autismo infantil é a auto absorção da criança em seu próprio mundo. A criança autista possui dificuldade em se expressar com o mundo externo e ter contato com outras pessoas. Objetivo deste estudo foi analisar a evolução do desenvolvimento psicomotor de uma criança com autismo após três meses de hipoterapia. O atendimento foi realizado no centro equestre de Presidente Prudente /SP com frequência de uma vez por semana e foi obtido melhora dos escores da escala de desenvolvimento do individuo, principalmente nas áreas de motricidade global, equilíbrio e organização espacial e manutenção das áreas selecionadas do Inventário Portage Operacionalizado analisadas.

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Biografia do Autor

Mariana Caetano de Castilho, Universidade do Oeste Paulista

Graduanda em Fisioterapia pela UNOESTE

Mariana Santos de Moraes, Universidade do Oeste Paulista

Graduanda em Fisioterapia pela UNOESTE

Vitória de Medeiros Marçal, Universidade do Oeste Paulista

Graduanda em Fisioterapia pela UNOESTE.

Deborah Cristina Luiz Fernani, Universidade do Oeste Paulista

Mestre acadêmica em Ciências Fisiológicas pela Unoeste – Universidade do Oeste Paulista e mestre profissional em Fisiologia do Exercício pela Unifesp – Universidade Federal de São Paulo. Docente da Universidade do Oeste Paulista.

Francis Lopes Pacagnelli, Universidade do Oeste Paulista

Doutora da Universidade Estadual de Campinas. Docente da Universidade do Oeste Paulista.

Rosana Vera de Oliveira Schicotti, Universidade do Oeste Paulista

Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista. Docente da Universidade do Oeste Paulista.

Sandra Silva Lustosa, Universidade do Oeste Paulista

Doutora em Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti do Paraná. Docente da Universidade do Oeste Paulista.

José Maria Bertão, Universidade do Oeste Paulista

Doutor em Estomatologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente da Universidade do Oeste Paulista.

Maria Tereza Artero Prado Dantas, Universidade do Oeste Paulista

Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Docente da Universidade do Oeste Paulista.

Publicado

2018-05-11

Como Citar

de Castilho, M. C., de Moraes, M. S., Marçal, V. de M., Fernani, D. C. L., Pacagnelli, F. L., de Oliveira Schicotti, R. V., Lustosa, S. S., Bertão, J. M., & Prado Dantas, M. T. A. (2018). EFEITOS DA HIPOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA AUTISTA: RELATO DE CASO. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 10(1), 68-73. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1564

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