ANÁLISE E COMPARAÇÃO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO E POSTURAL DE ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • Maria Tereza Artero Prado Universidade Estadual Paulista
  • Aline da Silva Oliveira
  • Caroline Ghisi Barboza Gomes
  • Francis Lopes Pacagnelli
  • Renata Calciolari Rossi e Silva
  • Patrícia Mayumi Takamoto
  • Carlos Bandeira de Mello Monteiro
  • Deborah Cristina Gonçalves Luiz Fernani

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Postura, Adolescente, Obesidade, Sobrepeso

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar e comparar o perfil antropométrico e postural de adolescentes com Síndrome de Down (SD). A amostra foi composta por 36 indivíduos divididos em: Grupo Experimental (GE) com 18 sujeitos com SD (média de idade de 15,16±3,51 anos) e um Grupo Controle (GC) com 18 indivíduos com desenvolvimento típico (média de idade de 13,05±2,26 anos). Para classificação dos dados antropométricos foi utilizado o índice de massa corpórea pela idade (IMC/idade) e para análise da postura o Instrumento de Avaliação Postural. Ao comparar a classificação do IMC/idade entre os grupos, constatou-se que 66,67% do GC foram considerados eutróficos e 33,33% no GE como obesos. Ambos os grupos apresentaram alterações posturais, sendo significativa a presença de joelhos valgos e tronco em rotação à esquerda na vista anterior no GE. Enfatiza-se a importância da avaliação postural na SD para que possíveis alterações posturais sejam evitadas e minimizadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Tereza Artero Prado, Universidade Estadual Paulista
    Fisioterapeuta pela na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Especializanda em Fisioterapia na Neurologia pela Universidade Estadual Paulista (FCT- Unesp), Mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), com especial interesse na área de pesquisas, principalmente com o uso de instrumentos para avaliação motora.

Downloads

Publicado

2015-06-09

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

ANÁLISE E COMPARAÇÃO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO E POSTURAL DE ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN. (2015). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 7(1), 08-17. https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1260

Artigos Semelhantes

1-10 de 351

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>