A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (0 A 3 ANOS): O ESTADO DA ARTE A PARTIR DE PUBLICAÇÕES DA ANPED

  • José Ricardo Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Palavras-chave: Educação Infantil, Cuidar e educar, Educação Física, Cultura corporal de movimento, Desenvolvimento infantil

Resumo

Em algumas instituições de educação infantil o que está em conflito é, por um lado, a visão assistencialista e, por outro, a visão voltada para a capacidade de aprendizagem de cunho escolar. Dentro desta complexidade a Educação Física, aqui entendida como cultural do movimento é deixada de lado. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo conhecer a produção científica veiculada por um evento nacional acerca da Educação Física nos anos iniciais da educação infantil. Para tanto utilizamos como metodologia de pesquisa aquela denominada de estado da arte ou estado do conhecimento. Optamos como base a ser pesquisada a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ANPED. Contudo, notamos que há escassez de pesquisas sobre tema aqui abordado, pois não possui reflexo na base de dados pesquisado. Concluímos que se fazem necessárias pesquisas sobre o tema para que as propostas pedagógicas avancem as de cunho assistencialista e escolarizantes.

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Biografia do Autor

José Ricardo Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Graduado em Educação Física, especialista em Educação Infantil e Mestrando em Educação pela FCT Unesp - Campus de Presidente Prudente.
Publicado
2015-06-05
Como Citar
Silva, J. R. (2015). A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (0 A 3 ANOS): O ESTADO DA ARTE A PARTIR DE PUBLICAÇÕES DA ANPED. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 6(3), 104-109. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1245