O TRANSPORTE URBANO NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE/SP: UMA AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS FRENTE AO SERVIÇO PÚBLICO

Autores

  • Thais Fernandes Martins Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
  • Marco Antonio Catussi Paschoalotto Universidade de São Paulo
  • Pedro Henrique de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Marco Meneguzzo Università degli studi di Roma "Tor Vergata"

Palavras-chave:

Monopólio, Política pública, Transporte coletivo, Município.

Resumo

O monopólio possui características marcantes impostas a sociedade e ao serviço público com a consequência de eventuais problemas. Entretanto, a população pode não compreender os impactos que o monopólio traz para o transporte público de um município. Desta forma, o objetivo deste trabalho é apontar os impactos que o monopólio trouxe para os serviços públicos de transporte no município de Presidente Prudente/SP. A metodologia utilizada foi abordagem mista com uma etapa quantitativa, a partir de uma survey e, posteriormente uma etapa qualitativa, com a aplicação de uma entrevista. Como resultados apontam-se a insatisfação, de modo geral, da população com o transporte urbano na cidade, sendo esse um ponto abordado também na entrevista, em que o governo municipal declarou ter conhecimento dos pontos de insatisfação. Conclui-se que ainda há muito para ser melhorado na questão do transporte público e que a sociedade, a partir da participação, tem papel preponderante para realizar esse processo.

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Biografia do Autor

  • Thais Fernandes Martins, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
    Graduada em Administração pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).
  • Marco Antonio Catussi Paschoalotto, Universidade de São Paulo
    Professor Titular do Departamento de Administração da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)Pesquisador do GPublic - Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas 
    Doutorando em Administração de Organizações (FEA/RP - USP)Mestre em Administração de Organizações (FEA/RP - USP)Graduado em Administração Pública (UNESP)
  • Pedro Henrique de Oliveira, Universidade de São Paulo
    Possui graduação em Administração Pública pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCLAr/UNESP). É mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Atualmente é doutorando do programa de pós-graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Fez parte do Grupo de Estudos Organizacionais da Pequena Empresa (GEOPE). Faz parte do grupo de pesquisa Integração das Estratégias de Recursos Humanos e de Produção. Possui experiência em organizações públicas e privadas com atuação nos temas de gestão estratégica e inovação. Também possui vivência internacional durante intercâmbio estudantil com bolsa no México.
  • Marco Meneguzzo, Università degli studi di Roma "Tor Vergata"
    Professore ordinario di Management pubblico e non profit presso l’USI dal 2002. Collabora all’interno dell’IdEP quale coordinatore scientifico dell’area management pubblico e sanitario e direttore scientifico del Master biennale PMP (Politique et Management Public) promosso dal Polo svizzero in amministrazione pubblica (www.swipan.ch).
    È professore emerito di Economia delle aziende ed amministrazioni pubbliche nell’Università di Roma Tor Vergata. Entrato in università dopo esperienze lavorative, ha approfondito lo sviluppo delle logiche aziendali e di management nella PA e nel settore sanitario. Ha coordinato e partecipato a numerosi progetti di ricerca su: processi di modernizzazione dei governi regionali e locali, sviluppo di logiche di pianificazione strategica nei governi locali, public governance e local governance, partenariato pubblico – privato.

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Publicado

2019-10-16

Como Citar

O TRANSPORTE URBANO NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE/SP: UMA AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS FRENTE AO SERVIÇO PÚBLICO. (2019). Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 3(2), 33-42. https://journal.unoeste.br/index.php/cs/article/view/2260

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