O CONCEITO DE ESTADO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO

  • Renato Kendy Hidaka
  • Rodrigo Moreira Vieira Instituto Federal do Pará
Palavras-chave: Estado; Sociologia; Livro didático; PNLD.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as formas como o Estado é retratado nos livros didáticos de Sociologia para o ensino médio. Busca-se, mais especificamente, examinar se o Estado aparece como conteúdo sociológico nos livros didáticos e, em caso positivo, identifica-se os significados que lhe são atribuídos; investiga-se se os livros realizam recortes conceituais fundamentados em autores ou fazem referência a uma corrente ou sistema teórico específico; identifica temas e conceitos relacionados à noção de Estado; verifica-se se existem diferentes tratamentos nos livros ou se há um consenso quanto às definições conceituais e autores citados. A pesquisa foi desenvolvida com base em metodologia qualitativa e emprega a técnica de Análise de Conteúdo categorial de Bardin. Utiliza como fonte documental de análise cinco dos seis livros didáticos de Sociologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático de 2015: 1) Sociologia para o ensino médio, 2) Tempos modernos, tempos de Sociologia, 3) Sociologia hoje, 4) Sociologia para jovens no século XXI e 5) Sociologia. Conclui-se que o conceito de Estado está presente em todos os livros didáticos examinados. Cada livro apresenta intepretações diversas, com predomínio das definições de dois dos clássicos do pensamento sociológico, a saber, Marx e Weber. Conceitos como cidadania, poder e classe social aparecem relacionados ao conceito de Estado na maioria dos livros.

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Publicado
2019-11-07
Como Citar
Kendy Hidaka, R., & Moreira Vieira, R. (2019). O CONCEITO DE ESTADO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO. Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 3(3), 64-75. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/cs/article/view/3330