LOOP ECONÔMICO: MERCADO IMOBILIÁRIO INFLUENCIA E É INFLUENCIADO PELAS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS. LOOP ECONÔMICO E O MERCADO IMOBILIÁRIO.

  • Alexandre Godinho Bertoncello UNOESTE
  • Aline Zanoni Ramos Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Gustavo Tressino Campos Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Henrique Pineda Torquato Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
Palavras-chave: índices imobiliários; imóveis urbanos; imóveis rurais; imóveis comerciais.

Resumo

O cenário imobiliário no país atrai a atenção de pequenos e grandes investidores, porém a imprevisibilidade deste mercado pode prejudicar o desempenho do investidor de imóveis e das empresas que dependem desse bem para estabelecer seus investimentos. Com o agravante de não existir um índice regional para o Oeste Paulista, a região fica ainda mais vulnerável às possíveis oscilações que não conseguem ser acompanhadas de forma sistêmica. O trabalho tem por objetivo a coleta de dados para evidenciar e proporcionar uma análise sobre o impacto dos preços dos imóveis urbanos, rurais e comerciais através de um índice que possa ser comparado com outros fatores econômicos para que assim a informação seja condizente com a realidade regional. Dada a ausência de uma metodologia regional, a proposta apresentada foi criada especificamente para a região e, o método de pesquisa ficou definido como quantitativo de caráter exploratório-descritivo, com levantamento de dados semanais. Para cada tipo de imóvel (urbanos, rurais e comerciais), foram escolhidas as 6 cidades mais relevantes nos quesitos: maior população, maior extensão territorial e maior quantidade de comércios, respectivamente. De acordo com os resultados obtidos, pode-se afirmar que há um potencial imobiliário no Oeste Paulista devido ao aquecimento do setor urbano em reflexo do cenário socioeconômico, a sensação de melhora da segurança jurídica estabeleceu novos valores para terras devolutas no setor rural e o setor comercial aponta junto com o cenário de melhora na economia para novos patamares expressivamente melhores para a região.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-11-07
Como Citar
Bertoncello, A. G., Zanoni Ramos, A., Tressino Campos, G., & Pineda Torquato, H. (2019). LOOP ECONÔMICO: MERCADO IMOBILIÁRIO INFLUENCIA E É INFLUENCIADO PELAS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS. LOOP ECONÔMICO E O MERCADO IMOBILIÁRIO. Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 3(3), 35-44. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/cs/article/view/3324