CONSUMIDORES DO RAMO DE JOALHERIA: COMPORTAMENTO E FERRAMENTAS DE MARKETING PARA FIDELIZAÇÃO

  • Thais Rubia Ferreira Lepre FEI
  • Maria Fernanda Bernardes Petenati
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor. Joalheria. Fidelização. Ferramentas de Marketing.

Resumo

As mudanças ocorridas no ambiente mercadológico, acarretadas principalmente pelo massivo aumento da competitividade, trouxeram novas demandas para as organizações que precisam compreender o que o seu consumidor necessita e/ou deseja para conquista-lo, em meio a diversidade de opções disponíveis. Necessidade esta que está presente em qualquer tipo de negócio, independente do segmento, inclusive nas Joalherias, segmento que é objeto deste estudo. Diante disso, para conquistar e fidelizar os clientes é preciso utilizar artifícios, e as ferramentas de marketing tem sido vistas como fundamentais para este fim. No entanto, diante da diversidade de ferramentas existentes, o desafio dos gestores do segmento de joalherias, é saber quais  devem ser utilizadas. Justificando a existência deste artigo que visa discutir tal questão, beneficiando a todos os gestores de joalherias, considerando que tem como objetivo identificar o comportamento de compra de consumidores do segmento de joalheria e as ferramentas que esse tipo de negócio pode utilizar para fidelizar seus clientes. Para tanto, possui uma  abordagem qualitativa, tendo a  pesquisa bibliográfica com instrumento de coleta de dados e a analise destes por meio da técnica de analise de conteúdo. É possível concluir que os consumidores deste segmento apresentam características peculiares com relação ao seu comportamento de compra, e que a pesquisa de mercado, o endomarketing, o CRM, o pós-venda e o programa de fidelidade, são as ferramentas de marketing mais adequadas para fidelização deste público.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOGMANN, I. M. Marketing de relacionamento: estratégias de fidelização e suas implicações financeiras. São Paulo: Livraria Nobel, 2002.

CASTARÉDE, J. O luxo: Os segredos dos produtos mais desejados do Mundo. São Paulo: Barcarolla, 2005.

CASTRO, L. T. ; NEVES, M. F. Administração de vendas: planejamento, estratégia e gestão. 1.ed. São Paulo : Atlas, 2012.

COBRA, M. Administração de marketing. 2. ed. 7. reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.

DEGEN, R. J. O Empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

FUTRELL, C. M. Vendas: fundamentos e novas práticas de gestão. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

GALHANONE, R. F. O mercado do luxo: aspectos de marketing. São Paulo, 2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. de S (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 79-107.

GUILGEN, C. A. de. ; FERRO, G. S. de. Design de jóias: cerâmica avançada e a prototipagem rápida na joalheria. [recurso eletrônico] Florianópolis, 2015. Acesso em 12 mar. 2017. Disponível em http://revista.ctai.senai.br/index.php/edicao01/article/viewFile/541/392

HILLMANN, R. Administração de vendas, varejo e serviços. Curitiba: InterSaberes, 2013.

HONORATO, G. Conhecendo o marketing. Barueri, São Paulo: Manole, 2004.

MOURA JUNIOR, L. A. Programa de relacionamentos: uma avaliação Multi-Setorial Envolvendo Satisfação, Lealdade e Custos de Mudança Segundo a Percepção dos Clientes. Belo Horizonte: Universidade FUMEC, 2008. Disponível em: http://www.fumec.br/anexos/cursos/mestrado/dissertacoes/completa/andre_luiz_de_moura_junior.pdf. Acesso em: 01 maio 2017.

KERIN, R. A. et. al. Marketing. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2011

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 15. ed. São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2015.

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KOTLER, P. Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

LAS CASAS, A. L. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade Brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

LIMEIRA, T. M. V. Comportamento do consumidor. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

LIPOVETSKY, G.; ROUX, E. O Luxo eterno. da idade do sagrado ao tempo das marcas. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

MASCARENHAS, S. A. Metodologia científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

MATOS, G. G. de. Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo. 3 ed. Barueri, SP : Manole, 2014.

MERLO, E. M. Comportamento do consumidor. 1. ed. Rio de Janeiro : LTC, 2014.

OGDEN, J. R. ; CRESCITELLI, E. Comunicação integrada de marketing: conceitos, técnicas e práticas. 2 ed. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2007.

PAIXÃO, M. V. A influência do consumidor nas decisões de marketing. Curitiba: InterSaberes, 2012.

PASSARELLI, S. O Universo do luxo: marketing e estratégia para o mercado de bens e serviços de luxo. Barueri : Manole, 2010.

PETER, J. P. ; DONNELY JR, J. H. Introdução ao marketing: criando valor para clientes. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

PETER, J. P. ; OLSON, J. C. Comportamento do consumidor e estratégias de marketing. [recurso eletrônico]. 8 ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.

PETROCCHI, M. Hotelaria: planejamento e gestão. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

ROCHA, L. C. Consumidor: como elaborar o seu perfil. Rio de Janeiro : LTC, 2009.

SAMARA, B. S.; MORSCH, M. A. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Pretince Hall, 2005.

SANTOS, A. S. dos. Marketing de relacionamento. São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2015.

SHETH, J. N.; MITTAL, B. ; I. NEWMAN, B. Comportamento do cliente: Indo além do Comportamento do Consumidor. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

STRALIOTTO, L. M. Ciclos: estudo de casos de ecodesign de jóias. 2009. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

STREHLAU, S. O luxo falsificado e suas formas de consumo. Tese (Doutorado em Administração) -- Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Fundação Getúlio Vargas, 2004.

YANAZE, M. H.; MARKUS, K.; CARRILHO,K. Marketing fácil. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

Publicado
2019-04-30
Como Citar
Ferreira Lepre, T. R., & Petenati, M. F. B. (2019). CONSUMIDORES DO RAMO DE JOALHERIA: COMPORTAMENTO E FERRAMENTAS DE MARKETING PARA FIDELIZAÇÃO. Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 3(1), 47-57. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/cs/article/view/2049