Notícias

Chamada aberta: Dossiê da Revista Colloquium Socialis sob a temática Existe Nova economia?

A revista Colloquium Socialis terá 4 dossiês no ano de 2019, que serão publicados nos meses de abril, julho, outubro e dezembro concomitantemente com a edição feita por meio das submissões contínuas.

Sempre tratando de temas relevantes e atuais concernentes às Ciências Sociais Aplicadas, os dossiês serão divididos da seguinte maneira: o primeiro ligado à temática econômica, o segundo focado nas mudanças legislativas, o terceiro com foco na comunicação e marketing e, o quarto relacionado ao comportamento social.

A presente chamada tem o objetivo de publicar os resultados obtidos a partir de estudos teóricos e experiências práticas vivenciadas por professores, pesquisadores e doutores das áreas das Ciências Sociais Aplicadas, dentro da temática econômica abarcando, entre outros, questões tais quais: as mudanças socioeconômicas da sociedade atual, o panorama das agendas 2030 do Brasil e do mundo e, os debates sobre desdobramentos da economia 4.0 e economias colaborativas.

As propostas devem ser submetidas diretamente no site da revista, impreterivelmente até 31 de março de 2019.

Sugestão: A presente chamada tem o objetivo de publicar os resultados obtidos a partir de estudos teóricos e experiências práticas vivenciadas por professores, pesquisadores e doutores das áreas das Ciências Sociais Aplicadas, dentro da temática econômica abarcando, entre outros, questões tais quais: as mudanças socioeconômicas da sociedade atual, o panorama das agendas 2030 do Brasil e do mundo e, os debates sobre desdobramentos da economia 4.0 e economias colaborativas.

 

 

  • DOSSIÊ INTERFACES SOCIAIS DA COMUNICAÇÃO

    2020-03-10

    A comunicação é indissociável da experiência humana. O domínio de diversas linguagens diferencia o Homo sapiens de outros animais. Desde a emissão de grunhidos e gestos ao domínio do sistema binário, as vivências em lugares e tempos distintos são mediadas pelos processos comunicacionais, que registram em inúmeras mídias a ação de homens e mulheres.

    Assim, quando se estuda os mais variados aspectos sociais, muitas vezes se esbarra nas formas de comunicação por múltiplos vieses. Discursos textuais, audiovisuais e imagéticos de diferentes naturezas, em especial aqueles destinados à informação, educação, persuasão, politização, entretenimento e memória nos mais diversos contextos culturais podem ser alvo de pesquisas científicas.

    Logo, a comunicação está presente em muitas áreas de conhecimento. Neste sentido, o Conselho Editorial da revista Colloquium Socialis, em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Comunicação (GEPEC), da Faculdade de Comunicação Jornalista Roberto Marinho de Presidente Prudente (Facopp), divulga a chamada de trabalhos para o dossiê temático INTERFACES SOCIAIS DA COMUNICAÇÃO.

    A coletânea busca trabalhos que compreendam a Comunicação como um campo de pesquisa e conhecimento interdisciplinar e seu protagonismo nas várias áreas de interface por meio da geração de narrativas informativas ou ficcionais. A partir de variados procedimentos metodológicos e amplo aparato teórico, esse dossiê objetiva concentrar estudos sobre as relações socioculturais e as múltiplas formas de comunicação e produção de conteúdos no contexto das mídias e das inovações tecnológicas.

    O dossiê planeja, então, discutir as estratégias e práticas comunicacionais, perpassando o planejamento, a produção, a recepção e a análise acerca de discursos imagéticos, textuais, audiovisuais e sonoros, bem como suas implicações nos fenômenos sociais, culturais, políticos e educacionais em diferentes momentos e espaços.

    Convidamos pesquisadores das mais variadas áreas do conhecimento, que tenham reflexões ligadas às múltiplas interfaces da Comunicação, a submeterem suas produções para a futura edição da Colloquium Socialis diretamente no site da revista, impreterivelmente até 21 de junho de 2020.

    Saiba mais sobre DOSSIÊ INTERFACES SOCIAIS DA COMUNICAÇÃO